PROPÓSITOS E ESTRUTURAS DE GÊNERO DA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL NA LEITURA DE CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM
https://doi.org/10.29327/211653.6.5-5
Resumo
O objetivo deste trabalho é verificar, a partir da análise de funções léxico-gramaticais que realizam o contexto, se dois contos dos irmãos Grimm possuem o mesmo propósito social e Estrutura Esquemática de Gênero (MARTIN; ROSE, 2008). Para isso, como pressupostos teóricos, são utilizadas a abordagem Sistêmico-Funcional de gêneros (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e alguns subsídios da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Os resultados evidenciaram que às duas estórias, chamadas igualmente de conto, representam gêneros distintos (narrativa e exemplum) conforme a abordagem Sistêmico-Funcional, pois possuem diferentes propósitos e estruturas esquemáticas (identificadas pela análise linguística). Sugere-se que esses aspectos devam ser mobilizados aos alunos pelos professores, em aulas de língua, pois a consciência linguística e contextual, além de tornar significativa a aprendizagem de aspectos gramaticais, insere o estudante num processo de construção de autonomia linguística em situações de uso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY