PROPÓSITOS E ESTRUTURAS DE GÊNERO DA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL NA LEITURA DE CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM

https://doi.org/10.29327/211653.6.5-5

Autores

  • Carla Carine Gerhardt Universidade Federal de Santa Maria.
  • Cristiane Fuzer Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar, a partir da análise de funções léxico-gramaticais que realizam o contexto, se dois contos dos irmãos Grimm possuem o mesmo propósito social e Estrutura Esquemática de Gênero (MARTIN; ROSE, 2008). Para isso, como pressupostos teóricos, são utilizadas a abordagem Sistêmico-Funcional de gêneros (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012) e alguns subsídios da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Os resultados evidenciaram que às duas estórias, chamadas igualmente de conto, representam gêneros distintos (narrativa e exemplum) conforme a abordagem Sistêmico-Funcional, pois possuem diferentes propósitos e estruturas esquemáticas (identificadas pela análise linguística). Sugere-se que esses aspectos devam ser mobilizados aos alunos pelos professores, em aulas de língua, pois a consciência linguística e contextual, além de tornar significativa a aprendizagem de aspectos gramaticais, insere o estudante num processo de construção de autonomia linguística em situações de uso.

Biografia do Autor

Carla Carine Gerhardt, Universidade Federal de Santa Maria.

Aluna do Doutorado em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil.

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Publicado

2020-05-31

Como Citar

Carine Gerhardt, C., & Fuzer, C. . (2020). PROPÓSITOS E ESTRUTURAS DE GÊNERO DA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL NA LEITURA DE CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM : https://doi.org/10.29327/211653.6.5-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(5), 57–69. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/103