COMPREENSÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA: USO DE ESTRATÉGIAS DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS
https://doi.org/10.29327/211653.6.5-4
Resumo
O ensino de língua inglesa no contexto da educação básica brasileira envolve diversos aspectos da aprendizagem de línguas adicionais; dentre eles, destacamos o aspecto educativo. Com isso, a formação de cidadãos abertos ao diálogo intercultural (BRASIL, 2006, p. 96) é encorajada, de forma que os estudantes tenham acesso aos bens culturais produzidos e veiculados na língua alvo. Para isso, são necessárias abordagens que levem em consideração a ampla gama de aspectos socioculturais subjacentes à aprendizagem de línguas adicionais. Nesse sentido, com base no quadro teórico da Linguística SistêmicoFuncional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), especificamente, do Programa Ler para Aprender (ROSE; MARTIN, 2012), analisamos as questões de língua inglesa do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) do ano de 2017, Caderno 1 - Azul. A partir dessa análise, propomos procedimentos pedagógicos de compreensão escrita. Esses resultados são parciais e fazem parte de um projeto de doutorado que está em fase inicial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY