COMPREENSÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA: USO DE ESTRATÉGIAS DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS

https://doi.org/10.29327/211653.6.5-4

Autores

  • Ana Paula Carvalho Schmidt Universidade Federal de Santa Maria
  • Sara Regina Scotta Cabral Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

O ensino de língua inglesa no contexto da educação básica brasileira envolve diversos aspectos da aprendizagem de línguas adicionais; dentre eles, destacamos o aspecto educativo. Com isso, a formação de cidadãos abertos ao diálogo intercultural (BRASIL, 2006, p. 96) é encorajada, de forma que os estudantes tenham acesso aos bens culturais produzidos e veiculados na língua alvo. Para isso, são necessárias abordagens que levem em consideração a ampla gama de aspectos socioculturais subjacentes à aprendizagem de línguas adicionais. Nesse sentido, com base no quadro teórico da Linguística SistêmicoFuncional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), especificamente, do Programa Ler para Aprender (ROSE; MARTIN, 2012), analisamos as questões de língua inglesa do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) do ano de 2017, Caderno 1 - Azul. A partir dessa análise, propomos procedimentos pedagógicos de compreensão escrita. Esses resultados são parciais e fazem parte de um projeto de doutorado que está em fase inicial. 

Biografia do Autor

Ana Paula Carvalho Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras/Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil. E-mail: ana-gcarvalho@hotmail.com.

Sara Regina Scotta Cabral, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Docente do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Email: sara.scotta.cabtal@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

Paula Carvalho Schmidt, A. ., & Scotta Cabral, S. R. . (2020). COMPREENSÃO ESCRITA EM LÍNGUA INGLESA: USO DE ESTRATÉGIAS DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS : https://doi.org/10.29327/211653.6.5-4. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(5), 47–56. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/102