ASSOCIAÇÃO ENTRE DIMENSÕES DO BEM-ESTAR SUBJETIVO E SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM IDOSOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

  • Ingrid Thayanne Souza Alves da Silva Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Caio Victor Barros Gonçalves da Silva Universidade Federal de Pernambuco image/svg+xml
  • Alice Lima Costa da Silva Faculdade Pernambucana de Saúde image/svg+xml
  • Paulo César dos Santos Gomes Faculdade Pernambucana de Saúde image/svg+xml
  • Eduardo Falcão Felisberto da Silva Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)
  • Eduardo Falcão Felisberto da Silva Faculdade Pernambucana de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.30802

Palavras-chave:

Bem-Estar Psicológico, Idoso, Saúde Mental

Resumo

Esse artigo buscou avaliar a associação entre as dimensões do bem-estar subjetivo e os sintomas de depressão, ansiedade e estresse em pessoas idosas atendidas em um hospital de referência do Sistema Único de Saúde. Realizou-se um estudo quantitativo, observacional, analítico e transversal, com uma amostra de conveniência composta por 30 participantes. Os dados foram obtidos por meio de um questionário sociodemográfico e clínico, da Escala de Bem-Estar Subjetivo e da Depression, Anxiety and Stress Scale. Foram realizadas análises descritivas, correlações de Spearman e testes exatos para as associações categóricas, com avaliação do tamanho do efeito e ajuste para múltiplas comparações. Metade dos participantes apresentou algum nível de sintomas depressivos e ansiosos, enquanto mais de um terço apresentou sintomas de estresse. Após o ajuste estatístico, os afetos negativos permaneceram positivamente associados à depressão e ao estresse, enquanto a satisfação com a vida apresentou associação inversa com a depressão. Não foram encontradas associações significativas para os afetos positivos ou para as características sociodemográficas e clínicas. Conclui-se que os componentes do bem-estar subjetivo apresentam relações distintas com o sofrimento psicológico, reforçando a importância de sua avaliação na atenção à saúde das pessoas idosas.

0 0

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ingrid Thayanne Souza Alves da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde

    Discente do curso de Psicologia na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

  • Caio Victor Barros Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Discente do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

  • Alice Lima Costa da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde

    Discente do curso de Medicina na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

  • Paulo César dos Santos Gomes, Faculdade Pernambucana de Saúde

    Doutorando em Saúde Integral – Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Docente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). 

  • Eduardo Falcão Felisberto da Silva, Faculdade Pernambucana de Saúde

    Doutor em Saúde Integral – Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Docente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Downloads

Publicado

2026-10-14

Como Citar

Silva, I. T. S. A. da, Silva, C. V. B. G. da, Silva, A. L. C. da, Gomes, P. C. dos S., Silva, E. F. F. da, & Silva, E. F. F. da. (2026). ASSOCIAÇÃO ENTRE DIMENSÕES DO BEM-ESTAR SUBJETIVO E SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM IDOSOS: UM ESTUDO TRANSVERSAL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(10), 1-20. https://doi.org/10.51891/rease.v12i10.30802

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.