ENUCLEAÇÃO DE EXTENSO CISTO DENTÍGERO EM MAXILA – RELATO DE CASO

Autores

  • Luiza Atamantchuk de Avila Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml
  • Bruna Caroline Ruthes de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml
  • Gabriel Luiz Linn Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml
  • Geraldo Luiz Griza Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml
  • Natasha Magro Ernica Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml
  • Ricardo Augusto Conci Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml
  • Eleonor Alvaro Garbin Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.30588

Palavras-chave:

Cisto Dentígero., Tomografia computadorizada., Canino Impactado.

Resumo

Esse artigo buscou relatar um caso clínico de um paciente do gênero masculino, 12 anos, que apresentava aumento de volume em região anterior da maxila esquerda, associado ao dente 23 incluso, características sugestivas de cisto dentígero. Metodologia: estudo observacional retrospectivo e descritivo, baseado na análise de prontuário, exames de imagem e registros fotográficos, com autorização por meio do termo de consentimento esclarecido (TCLE). Resultados: paciente compareceu ao atendimento no Centro de Pesquisa em Anomalias Craniofaciais (CEAPAC/HUOP/Unioeste), com a equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário (HUOP), em Cascavel-PR, devido ao aumento de volume na região anterior da maxila esquerda, entre os dentes 63 e 25, visualizado em consulta odontológica de rotina. O tratamento cirúrgico consistiu em enucleação da lesão e remoção do dente impactado, com confirmação histopatológica do diagnóstico. Conclusão: os cistos dentígeros são lesões odontogênicas de desenvolvimento associadas à coroa de dentes impactados, principalmente caninos e terceiros molares. Embora benignos e assintomáticos, podem causar assimetria facial, deslocamento dentário e reabsorção radicular. A tomografia computadorizada é fundamental para avaliar a extensão da lesão e sua relação com estruturas, orientando a escolha terapêutica entre enucleação, marsupialização ou descompressão. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado previnem complicações e recidivas.

0 0

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiza Atamantchuk de Avila, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Discente do curso de Odontologia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

  • Bruna Caroline Ruthes de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Cirurgiã Bucomaxilofacial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

  • Gabriel Luiz Linn, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

  • Geraldo Luiz Griza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Docente do curso de Odontologia, na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.  

  • Natasha Magro Ernica, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Docente do curso de Odontologia, na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

  • Ricardo Augusto Conci, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Docente do curso de Odontologia, na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

  • Eleonor Alvaro Garbin Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Orientador. Docente do curso de Odontologia, na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2026-09-30

Como Citar

Avila, L. A. de, Souza, B. C. R. de, Linn, G. L., Griza, G. L., Ernica, N. M., Conci, R. A., & Garbin Junior, E. A. (2026). ENUCLEAÇÃO DE EXTENSO CISTO DENTÍGERO EM MAXILA – RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 12(9). https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.30588

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.