MICROAGULHAMENTO NO TRATAMENTO DO MELASMA: ATUALIZAÇÃO

Autores

  • Fabiane Pera Almeida Faculdades Metropolitanas
  • Larissa Lisum Cavasini Fernandes Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Gabriel Lima de Freitas Faculdades Metropolitanas Unidas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15487

Palavras-chave:

Melasma. Microagulhamento. Terapias Combinadas. Tratamento Dermatológico.

Resumo

Devido às repercussões negativas do melasma na qualidade de vida dos pacientes, a atenção dos pesquisadores encontra-se direcionada para a descoberta de novas opções terapêuticas devido ao seu curso recorrente e refratário. Em vista disso, objetivou-se apresentar as evidências disponíveis na literatura sobre a eficácia terapêutica e segurança clínica da técnica de microagulhamento para o tratamento do melasma, na tentativa de ampliar o conhecimento sobre as descobertas recentes. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, por meio de buscas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS) e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), adotando um recorte temporal entre os anos de 2014 a 2024. As evidências disponíveis confirmaram a eficácia e segurança terapêutica do microagulhamento no tratamento do Melasma, seja como monoterapia ou combinado com ácido tranexâmico tópico,  vitamina C e laser de CO2 fracionado, com indicação de uso posterior de tretinoína, hidroquinona e Fluocinolona acetonida e protetor solar. Tais achados são condizentes com os resultados de revisões sistemáticas de literatura realizadas anteriormente, que utilizaram instrumentos validados para a avaliação da diminuição no escore de gravidade da hiperpigmentação.

1288 1892

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiane Pera Almeida, Faculdades Metropolitanas

    Discente, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas (FMU). 

  • Larissa Lisum Cavasini Fernandes, Faculdades Metropolitanas Unidas

    Discente, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

  • Gabriel Lima de Freitas, Faculdades Metropolitanas Unidas

    Docente, graduado em Biomedicina pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e especialista em Cosmetologia e Estética Avançada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Downloads

Publicado

2024-09-04

Como Citar

Almeida, F. P., Fernandes, L. L. C., & Freitas, G. L. de. (2024). MICROAGULHAMENTO NO TRATAMENTO DO MELASMA: ATUALIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(9), 625-639. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15487

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.