O PAPEL DA ESTETA COSMETOLOGA NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS CORPORAIS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Gilmara Linhares da Silva Cunha Centro Universitário Santo Agostinho
  • Débora Gonçalves Costa Centro Universitário Santo Agostinho
  • Leticia Silva Ferreira Nunes  Centro Universitário Santo Agostinho
  • Thaís Gabrielle da Silva Lima Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5569

Palavras-chave:

Cirurgia plástica. pré e pós-operatório. procedimentos.

Resumo

Introdução: o profissional em estética e cosmética está cada vez mais em evidência na atuação do pós-operatório de cirurgias plásticas, ao longo dos anos as cirurgias plásticas vêm crescendo, obtendo um grande número de pessoas que procuram um bem-estar físico, acompanhar paradigmas estéticos, grandemente obtidos pelo público feminino das adolescentes a mulheres com idades mais avançadas, e as mesmas vem se preocupando em ter uma fisionomia influenciadas pela mídia social. A cirurgia plástica corporal permite um remodelamento por procedimentos invasivos. A preocupação com os cuidados no pré e pós-operatório tem demonstrado fator preventivo de possíveis complicações e promoção de um resultado estético mais satisfatório. Objetivo: A plástica tem como objetivo reparar ou melhorar alguma parte do corpo, a de reconstituição ou reparação tem a tarefa de recuperar funções de várias estruturas que são causadas por feridas de acidentes, queimaduras, anomalias congênitas, doenças ou até mesmo em casos da retirada da mama devido tratamento de câncer, também podem melhorar e modificar imperfeições, esses diversos procedimentos relacionados a remodelação do corpo, alguns procedimentos cirúrgicos são mais buscados que outros como por exemplo a mamoplastia redutora/aumento, com prótese e mastopexia, lipoaspiração e abdominoplastia. Metodologia: Para o levantamento de matérias foram realizadas consultas em sites de busca relacionado a publicações científicas e acadêmicas, como SCIELO e LILACS. A princípio foi verificado 39 artigos que cumpriam a temática das cirurgias plásticas corporais. Todavia depois da análise dos resumos foram selecionados 17 artigos instruídos inteiramente para o levantamento bibliográfico aqueles cujo temas eram especificamente direcionados ao pré e pós-operatório, com a disposição de acesso de dados no período de 2007 a 2021, a partir das informações buscadas.  Conclusão: O pós-operatório auxilia na recuperação através de terapias combinadas para melhorar os edemas, fibroses, cicatrização e dores que os procedimentos invasivos podem causar.

Biografia do Autor

Gilmara Linhares da Silva Cunha, Centro Universitário Santo Agostinho

Fisioterapeuta - Facid, especialista em Dermato Funcional, Centro Universitário Santo Agostinho. E-mail: gilmaralinhares@hotmail.com.

Débora Gonçalves Costa, Centro Universitário Santo Agostinho

Esteticista e Cosmetologa, Centro Universitário Santo Agostinho.  E-mail: deboragoncalves038@gmail.com.

Leticia Silva Ferreira Nunes,  Centro Universitário Santo Agostinho

Esteticista e Cosmetologa, Centro Universitário Santo Agostinho.E-mail: pinterestleticias2@gmail.com.

Thaís Gabrielle da Silva Lima, Centro Universitário Santo Agostinho

Esteticista e Cosmetologa, Centro Universitário Santo Agostinho. E-mail: thaisgabrielle.tsg@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Cunha, G. L. da S. ., Costa, D. G. ., Nunes, L. S. F. ., & Lima, T. G. da S. . (2022). O PAPEL DA ESTETA COSMETOLOGA NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO EM CIRURGIAS PLÁSTICAS CORPORAIS: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1539–1553. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5569

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.