CARACTERÍSTICAS E ALTERAÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS NO TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Rodrigo Barbosa Nascimento Universidade Salvador - Laureate International Universities
  • Gabriela de Lima Cerqueira Universidade Salvador - Laureate International Universities
  • Emanuel Santos Araujo Filho Universidade Salvador - Laureate International Universities

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.968

Resumo

A neuropsicologia é uma área de estudo que engloba os aspectos físicos e cognitivos; portanto, é possível investigar as diversas nuances que envolvem os transtornos psiquiátricos, sobretudo o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). OBJETIVO: Este estudo objetivou apresentar evidências científicas e sistematizar as principais compreensões da literatura científica publicadas entre 2010 e 2021 acerca das características e alterações neuropsicológicas presentes no TPB. MÉTODO: Durante os meses de fevereiro e março de 2020, realizou-se uma revisão integrativa da literatura científica acerca da temática em questão, sendo utilizados os descritores indexados no DeCS: Transtorno da Personalidade Borderline; Transtorno da Personalidade Limítrofe; Neuropsicologia; Neurobiologia. Para realizar a pesquisa, os descritores foram combinados nas bases de dados SciELO, PepsiC, pubMED/Medline e BVS/Lilacs. RESULTADOS: Associadas ao TPB, foram identificadas alterações a nível cognitivo, assim como alterações em estrutura e função nas regiões (amígdala, hipocampo e hipotálamo) que comportam o sistema límbico do cérebro à outras alterações externas a esse sistema. A nível cognitivo destacam-se: menor funcionamento adaptativo, alterações na memória, atenção e no processamento emocional. Na amígdala evidencia-se: o aumento das ativações em contraste com a redução e a diminuição do volume. Já nos outros dois, redução do volume do primeiro em contraste com o aumento do segundo. Externa à região límbica ressaltam-se alterações nas regiões de controle pré-frontal e a maior concentração de N-acetilasparto e glutamato. CONCLUSÃO: O TPB apresenta alterações a nível cognitivo e a nível biológico; no entanto, tornam-se necessárias maiores investigações acerca da inter-relação entre essas alterações.

Biografia do Autor

Rodrigo Barbosa Nascimento, Universidade Salvador - Laureate International Universities

Acadêmico do curso de Psicologia  da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da Universidade Salvador - Laureate International Universities (UNIFACS), Feira de Santana – BA. Membro do Núcleo de Estudos em Comportamento, Filosofia e Psicanálise (NECOFIP).

Gabriela de Lima Cerqueira, Universidade Salvador - Laureate International Universities

Acadêmica do curso de Psicologia  da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da Universidade Salvador - Laureate International Universities (UNIFACS), Feira de Santana – BA. Membro do Núcleo de Estudos em Comportamento, Filosofia e Psicanálise (NECOFIP).

Emanuel Santos Araujo Filho, Universidade Salvador - Laureate International Universities

Acadêmico do curso de Psicologia  da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da Universidade Salvador - Laureate International Universities (UNIFACS), Feira de Santana – BA. Membro do Núcleo de Estudos em Comportamento, Filosofia e Psicanálise (NECOFIP).

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Nascimento, R. B. ., Cerqueira, G. de L., & Araujo Filho, E. S. (2021). CARACTERÍSTICAS E ALTERAÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS NO TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 322–347. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.968