PARÂMETROS ANATÔMICOS E CARACTERÍSTICAS RADIOLÓGICAS RELEVANTES PARA A AVALIAÇÃO DOS LINFONODOS CERVICAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Adriano Pereira Daniel Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • André Teixeira de Souza e Castro Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM
  • Beatriz Baldi Froes Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM
  • Larissa Evelyn Corrêa Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM
  • Maria Fernanda Melo de Mendonça Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM
  • Maria Gabriela Ferreira Carvalho Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6927

Palavras-chave:

Avaliação radiológica. Linfonodos cervicais. Parâmetros anatômicos.

Resumo

Objetivo: O auxílio dos métodos de imagem para diagnóstico de patologias linfonodais tem mostrado suma importância na avaliação e conduta médica, uma vez que nem todas as estruturas conseguem ser avaliadas clinicamente. O presente estudo realizou uma revisão de diversos artigos e livros, demonstrando a utilidade e as características dos principais métodos de imagem utilizados na avaliação dos linfonodos cervicais.Metodologia: Este estudo constitui-se de uma revisão de literatura especializada, a qual realizou-se uma consulta por artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados da SciELO, PubMed, EBSCO, Elsevier, New England Journal of Medicine, Biblioteca Virtual em Saúde e Ministério da Saúde. A pesquisa dos artigos foi realizada em março de 2019. Os critérios de inclusão foram: publicação em jornais indexados e período de publicação entre 1999 e 2019, foram selecionados para revisão 18 artigos e livros, nacionais e internacionais. Resultados e Discussão: A recente classificação para linfonodos cervicais dividiu os linfonodos palpáveis em grupos, determinados pelos cortes da Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM), sendo amplamente utilizada. Para seu uso na ultrassonografia (USG), foi proposta uma abordagem diferente, primeiramente localizando-se determinadas estruturas anatômicas para que estas possam então, serem utilizadas como referências para identificar os linfonodos superficiais que lá se encontram. Os linfonodos serão avaliados em número, dimensão e forma, dentre outras características, em busca de alterações patológicas. Devido à alta disponibilidade e possibilidade de ser combinada a punção ou biópsia, a USG torna-se um método significativo na avaliação linfonodal. Com ela, é possível diferenciar a natureza benigna ou maligna de um linfonodo, além de auxiliar na decisão de punção. Entretanto, alguns linfonodos não podem ser observados com esse dispositivo, como os faciais, o que o torna irrelevante para análise dos linfonodos profundos. O auxílio do Doppler na USG é fundamental, mas não é rotina da prática clínica, sendo importante em casos de dúvida em relação à escala de cinza. Já a TC e a RM são importantes por serem capazes de mostrar as alterações com alta resolução, além de permitirem informações funcionais e distingui-los de outras estruturas normais, tais como músculos e glândulas salivares. Quanto à avaliação metastática, existem divergências entre a TC com contraste e a RM como exame de primeira linha, já que a primeira tem maior acessibilidade e a segunda possui boa acurácia para diagnóstico.Conclusão: A caracterização linfonodal por métodos de imagem faz-se fundamental à medida em que permitem a diferenciação entre linfonodos benignos e malignos, auxiliando na confirmação diagnóstica e na tomada da melhor conduta, evitando muitas vezes procedimentos desnecessários.

Biografia do Autor

Adriano Pereira Daniel, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Médico formado pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Radiologia e Diagnóstico por Imagem Email: adrianodaniel98@gmail.com.

André Teixeira de Souza e Castro, Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Médico formado pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) Hospital de Base do Distrito Federal – Neurologia, Email: andretsscastro@gmail.com. 

Beatriz Baldi Froes, Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Médica formada pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia - Pediatria Email: beatrizfroes@hotmail.com.

Larissa Evelyn Corrêa, Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Médica formada pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). E-mail: larissaevelyyn@gmail.com. 

Maria Fernanda Melo de Mendonça, Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Médica formada pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). E-mail: mfmmendonca@outlook.com 

Maria Gabriela Ferreira Carvalho, Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Médica formada pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). E-mail: magafcarvalho97@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Daniel, A. P. ., Castro, A. T. de S. e ., Froes, B. B. ., Corrêa, L. E. ., Mendonça, M. F. M. de ., & Carvalho, M. G. F. . (2022). PARÂMETROS ANATÔMICOS E CARACTERÍSTICAS RADIOLÓGICAS RELEVANTES PARA A AVALIAÇÃO DOS LINFONODOS CERVICAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1001–1013. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6927