A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Juliana Neves Figueiredo Saikkonen
  • Roberto Anderson Figueiredo Saikkonen

Resumo

Trabalhar com crianças é enriquecer nossa experiência de vida, pois há desafios ao longo do caminho. Nesse contexto, a iniciação à leitura desde a educação infantil abre espaço para que as crianças busquem os prazeres da leitura.

Acreditamos que o ato de o professor contar histórias para as crianças pode desenvolver diferentes formas de linguagem e ampliar seu vocabulário. A leitura também permite que ela realize sua imaginação de uma forma divertida e prazerosa.

Mas como os professores podem contribuir para o processo de leitura que se inicia na educação infantil sem perder sua disposição lúdica e alegre? O objetivo deste trabalho, portanto, foi buscar na literatura bibliográfica subsídios teóricos que auxiliem pesquisas para estimular o prazer pela leitura, a partir da educação infantil, e verificar quais recursos os professores podem utilizar no processo sem perder seu caráter lúdico.

A referida proposta de um “momento de leitura” a princípio aparentou que resultaria num interesse passageiro por parte das crianças, mas o tema foi surpreendente à medida que era percebido como as crianças cada vez mais se interessaram pela leitura. Com essa experiência em sala de aula, surgiu o interesse pela pesquisa sobre a análise da leitura como instrumento de prazer, iniciada desde a educação infantil.

A proposta de um "momento de leitura" causava receio por parecer, a princípio, um interesse passageiro nas crianças, mas o assunto foi surpreendente, visto que as crianças passaram a se interessar cada vez mais pela leitura. Com essa experiência, surgiu o interesse por pesquisas que analisam a leitura como ferramenta de prazer, desde a educação infantil.

A partir dessa experiência, também foi possível refletir o quanto os professores não leem o suficiente portanto, não incentivam os alunos a desenvolver hábitos de leitura. Se não gostamos de ler como podemos incentivar os outros a ler?

A própria história da leitura nos diz que esse é um problema antigo, pois, inicialmente, a leitura era apenas para a elite. Ao passar dos anos, a outros pouco favorecidos e o público em geral passou a ter esse tipo de acesso.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Saikkonen, J. N. F. ., & Saikkonen, R. A. F. . (2022). A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8–60. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6123

Edição

Seção

E-books

Categorias