REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: UMA VISÃO HOLÍSTICA DA DIABETES MELLITUS GESTACIONAL

Autores

  • Lays Lopes Monteiro
  • Francini Gomes Pinto Cherene
  • Leonardo Araújo Gomes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6118

Palavras-chave:

Diabetes mellitus gestacional. Diabetes gestacional diagnóstico. Diabetes mellitus gestacional tratamento. Diabetes. Diabetes gestacional e Insulina.

Resumo

O Diabetes Mellitus já é uma realidade em um número considerável da população brasileira e as gestantes não estão ficando fora dessa estatística. Nos últimos anos, vem aumentando consideravelmente o número de gestantes com Diabetes Mellitus Gestacional, uma patologia que acarreta problemas materno fetais quando não diagnosticada precocemente e tratada de forma adequada. O objetivo deste estudo é evidenciar que a doença é rotineira no meio obstétrico e que há evidências que tratamentos não farmacológicos, insulínicos e com hipoglicemiantes orais têm apresentado bons resultados. Para cumprir com o objetivo proposto, foi utilizado um estudo observacional transversal. Indubitavelmente, tratar a gestante traz segurança para todos os envolvidos, mas vale ressaltar que ainda no período puerperal, 6 semanas após o parto, é imprescindível que a puérpera realize o TOTG 75g de dextro para saber se a mesma desenvolveu apenas um Diabetes Mellitus Gestacional ou se a mesma se tornou portadora da doença.

Biografia do Autor

Lays Lopes Monteiro

Farmaceutica. Academica de medicina. E-mail: layslopesmonteiro@outlook.com

Francini Gomes Pinto Cherene

Nutricionista. Academica de medicina. E-mail: francini_gpc@hotmail.com

Leonardo Araújo Gomes

Ginecologista e obstetra. E- mail: dr.leonardoaraujo@outlook.com

 

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Monteiro, L. L. ., Cherene, F. G. P. ., & Gomes, L. A. . (2022). REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: UMA VISÃO HOLÍSTICA DA DIABETES MELLITUS GESTACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1720–1732. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6118