ACIDENTES COM IRRIGAÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO EM ENDODONTIA

Autores

  • Beatriz Caroline Abra Universidade Brasil
  • Karina Gonzalez Camara Fernandes Universidade Brasil
  • Nilton César Pezati Boer Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4809

Palavras-chave:

Hipoclorito de sódio. Acidente. Irrigação endodôntica.

Resumo

Em endodontia, a irrigação dos canais radiculares é uma das etapas mais importante, já que é realizado o desbridamento e desinfecção do sistema de canais radiculares. A extrusão de hipoclorito de sódio para os tecidos perirradiculares pode ser um dos mais alarmantes acidentes, por causa das suas manifestações clínicas imediatas, provocando dor intensa e edema instantâneo. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão da literatura sobre acidentes causados pelo processo de irrigação dos canais radiculares com hipoclorito de sódio durante o tratamento endodôntico. O trabalho é composto de uma revisão da literatura e uma pesquisa exploratória. Concluímos com o presente estudo que que soluções de hipoclorito de sódio, quando injetadas inadvertidamente para a região periapical, causam danos teciduais, desconforto para o paciente e, consequentemente, dúvidas quanto à habilidade do cirurgião-dentista. Além disso, o profissional deve saber identificar o problema e tomar medidas rápidas a fim de causar menos danos ao paciente.

Biografia do Autor

Beatriz Caroline Abra, Universidade Brasil

Discente do de Odontologia da Universidade Brasil. Campus Fernandópolis –SP. E-mail: beatrizabra2016@gmail.com

Karina Gonzalez Camara Fernandes, Universidade Brasil

Mestra em Endodontia pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic. Universidade Brasil - Campus Fernandópolis, Brasil. Instituição de atuação atual: Universidade Brasil - Campus Fernandópolis, Brasil. E-mail: karinagcf@yahoo.com.br.

Nilton César Pezati Boer, Universidade Brasil

Docente do Curso de Odontologia da Universidade Brasil - Campus Fernandópolis; Doutorado em Engenharia Biomédica (Unicastelo, Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP); Mestrado em Bioengenharia (UNIVAP); conta com 4 Especializações Lato Sensu: Especialização em Fisiologia do Exercício (FUNEC); Especialização em Biologia Celular e Histologia (UNIFESP-EPM); Especialização em Desenvolvimento Gerencial e Marketing (FAFICLE) e Especialização em Endodontia (Unicastelo). Autor do Livro Fisiologia Curso Prático (Guanabara Koogan).

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Abra, B. C. ., Fernandes, K. G. C. ., & Boer, N. C. P. . (2022). ACIDENTES COM IRRIGAÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO EM ENDODONTIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 2036–2048. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4809