EDUCAÇÃO E SAÚDE UMA PARCERIA PERFEITA

Autores

  • Elba Maria Parreira Veloso Universidade Estadual de Educação

Resumo

Esse trabalho tem como proposição discutir sobre a Educação no Ambiente Hospitalar, salientando em especial o “Projeto Hoje”, o qual foi implantado no estado de Goiás com a criação da Inclusão. Assim, é necessário que se faça uma reflexão na evolução da educação especial, passando pelas diversas etapas vividas durante séculos, até os dias atuais: as segregações, os avanços, as transformações institucionais e revisões conceituais. Parte-se, portanto, do debate acadêmico que se vincula à pesquisa e ao acompanhamento de processos educacionais nos diferentes serviços de atendimento especializado que a Educação Especial se permite. Nesse sentido, a presente reflexão decorre de investigações que tem discutido a educação especial, fazendo-se um retrocesso na história desde os primórdios da Grécia Antiga (sec.XII a C), onde havia dois tipos de homem ideal: um valorizava o corpo perfeito dedicado à guerra e o outro valorizava a mente, o intelecto, como ser superior. Dentre os projetos elaborados pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás, através da Superintendência de Ensino Especial (SUEE), se encontra o “Projeto Hoje”, destinado ao atendimento das pessoas que se encontram hospitalizadas e, portanto, afastadas de suas escolas. Através do “Hoje” esses educandos podem dar continuidade a seus estudos, retornando às suas escolas ao terminar seu tratameto.

O “Projeto Hoje” é um, dentre outros projetos criados e executados pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEE), através da Superintendência de Ensino Especial (SUEE),  desde 1999, possibilitando à criança, ao adolescente e mesmo ao adulto hospitalizado, em tratamento e/ou em convalescença, o início ou a continuidade de sua escolaridade, estimulando seu desenvolvimento de saber. Em Goiás, a Pedagogia Hospitalar é uma ação de sucesso, diferindo de outros Estados brasileiros no aspecto de prática segregativa. Funcionando através do Projeto Hoje, tem por objetivo oportunizar à criança, ao adolescente e ao adulto hospitalizado, em reabilitação e em convalescença, o início ou continuidade de sua escolaridade estimulando seu desejo de saber, aprender,recuperar-se e curar-se, possibilitando a diminuição da defasagem escolar idade/série, a avesão escolar, enfim, o fracasso estudantil, ao dar oportunidade à criança, ao jovem e ao adulto hospitalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elba Maria Parreira Veloso, Universidade Estadual de Educação

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Educação (2000). Especialização em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras - MG (2005). Atualmente é efetivo - Secretaria de Estado da Educação. Trabalhei na Subsecretaria Regional de Educação e Coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil. Atualmente modulada no Colégio Estadual de São Miguel do Araguaia e estou na Coordenação Municipal do ENEM no município de São Miguel do Araguaia.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Como Citar

Veloso, E. M. P. . (2021). EDUCAÇÃO E SAÚDE UMA PARCERIA PERFEITA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11–66. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/3372

Edição

Seção

E-books

Categorias