GESTÃO FINANCEIRA DA AMR REFRIGERAÇÃO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL

Autores

  • Eloize Salete Martins Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Rejane Roecker Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2609

Palavras-chave:

Gestão Financeira. AMR Refrigeração. Fluxo de Caixa.

Resumo

As modificações do cenário mundial e a concorrência entre as empresas geram a necessidade das microempresas se organizarem para se manterem competitivas e saudáveis financeiramente. O risco é maior quando o empreendimento é a única fonte de renda do empresário. O presente relatório aponta a observação realizada na empresa AMR Refrigeração, localizada em Florianópolis, visando diagnosticar a situação da organização quanto a sua gestão financeira. O objetivo geral desta pesquisa, foi investigar o processo de gestão financeira da empresa e propor adequações para a melhoria. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva, se utilizando de fontes primarias e secundarias, por meio de estudo de caso qualitativo, documental, bibliográfico e observação participante. No que tange aos resultados, em meio as observações e exame de documentos anteriores, verificou-se que a empresa não possui qualquer sistema de gerenciamento, de fluxo de caixa, capital de giro, pró-labore, controle de estoque, de despesas fixas ou variáveis. Inclusive ficou evidenciada a mistura de despesas pessoais com as empresariais. Após essa investigação foram propostas ações para a empresa AMR como, separar as contas pessoais das empresariais, incluindo cartões de crédito; implementação de planilhas de controles diversos e sistema informatizado bem como definição de planejamento financeiro para 2021 com projeção de resultado. Acredita-se que essas sugestões auxiliarão em muito a empresa a se manter sólida no mercado. Os conhecimentos adquiridos no curso de administração foram essenciais para a execução desse trabalho.

Biografia do Autor

Eloize Salete Martins, Universidade do Sul de Santa Catarina

Acadêmico(a) do curso de Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. E-mail: eloize.martins@unisul.br.

Rejane Roecker , Universidade do Sul de Santa Catarina

Professor orientador da Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. E-mail: rejane.roecker@animaeducacao.com.br.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

Martins, E. S. ., & Roecker , R. . (2021). GESTÃO FINANCEIRA DA AMR REFRIGERAÇÃO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 632–644. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2609