IMPACTO DA NEURONAVEGAÇÃO NOS RESULTADOS CIRÚRGICOS EM PACIENTES COM TUMORES INTRACRANIANOS: UM ESTUDO RETROSPECTIVO

Autores

  • Larissa Portilho Aguiar Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Eduardo Miguel Prada Madureira Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22433

Palavras-chave:

Neuronavegação. Neurocirurgia. Tumores intracerebrais.

Resumo

A neuronavegação é uma técnica cirúrgica avançada que utiliza imagens pré-operatórias, como tomografias computadorizadas (TC) e ressonâncias magnéticas (RM), para elaborar um mapa tridimensional do cérebro, auxiliando o neurocirurgião durante a cirurgia. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a aplicação do sistema de imagem de neuronavegação em pacientes submetidos à remoção cirúrgica de tumores intracerebrais.Este foi um estudo retrospectivo que analisou 183 intervenções microcirúrgicas para ressecção de neoplasias intracranianas realizadas no Hospital São Lucas (Cascavel/PR) entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. Os dados coletados englobaram informações demográficas, complicações cirúrgicas, tempos de operação, e o uso ou não da neuronavegação. Os resultados demonstraram que o uso da neuronavegação esteve associado a uma redução significativa no tempo operatório, com uma média de 216 ±  6 minutos para procedimentos guiados, em contraste com 276 ± 7 minutos para cirurgias sem a tecnologia, representando uma redução média de 60 minutos. Adicionalmente, a neuronavegação permitiu a realização de craniotomias de menor porte, conforme indicado pela razão entre a Área do Tumor e a Área da Craniotomia (0,54 sem navegação vs. 0,79 com navegação). Constatou-se, ainda, que o grupo que utilizou a neuronavegação apresentou menores taxas de déficits neurológicos pós-operatórios e menores taxas de tumor residual. Apesar das limitações do estudo, como o desenho retrospectivo e a pequena amostra que utilizou a navegação, os achados sugerem que a neuronavegação é uma ferramenta essencial que melhora a eficiência, a precisão e a segurança, contribuindo para melhores desfechos cirúrgicos em pacientes com tumores intracranianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Portilho Aguiar, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Graduanda de Medicina. Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG).

Eduardo Miguel Prada Madureira, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Economista. Mestre em desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Orientador da pesquisa. Discente do curso de Medicina das disciplinas TCAM I e TCAM 2 do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG). 

Downloads

Publicado

2025-11-24

Como Citar

Aguiar, L. P., & Madureira, E. M. P. (2025). IMPACTO DA NEURONAVEGAÇÃO NOS RESULTADOS CIRÚRGICOS EM PACIENTES COM TUMORES INTRACRANIANOS: UM ESTUDO RETROSPECTIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 7121–7132. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22433