ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA SIFILIS GESTACIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Kayth Dayane Vieira da Silva UNIFSM
  • Maria Tatyane do Nascimento Diulino UNIFSM
  • Milena Andrade Maciel UNIFSM
  • Ewerton Douglas Soares de Albuquerque UNIFSM
  • Maria Raquel Antunes de Casimiro UNIFSM
  • Ocilma Barros de Quental UNIFSM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21992

Palavras-chave:

Sífilis na gestação. Assistência de enfermagem. Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Introdução: A sífilis gestacional é uma infecção bacteriana, que pode trazer como consequências, manifestações severas materno-infantis. Objetivos: Descrever as ações de enfermagem quanto ao manejo da sífilis gestacional no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Metodologia: Trata-se de uma revisão de escopo, que utilizou como base de dados de pesquisa: Biblioteca Virtual em Saúde, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, selecionados estudos datados entre 2021 à 2025, assim, foi aplicado o operador booleano AND como estratégia de busca, nos idiomas português e inglês, conforme critérios de inclusão: trabalhos científicos potencialmente relevantes na área de enfermagem com foco específico no diagnóstico e tratamento da sífilis gestacional na APS, e, além disso, excluíram-se estudos que não fossem limitados a enfermagem ou não estão dentro da baixa complexidade de saúde. Assim, a pesquisa foi fundamentada através da seguinte pergunta norteadora: De que forma a enfermagem pode contribuir para o rastreamento da sífilis gestacional na APS? Resultados e discussão: Mostra-se que além do papel do enfermeiro como educador de saúde para gestante e parceiro diante da sífilis, foi evidenciada falha na comunicação, gestão e tratamento específico para a infecção. CONCLUSÃO: Os estudos demonstram a significância da figura do enfermeiro no rastreamento, o acompanhamento contínuo e humanizado do pré-natal, a inclusão do Pré-natal do parceiro e a indispensável educação em saúde acerca do tratamento e prevenção vertical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kayth Dayane Vieira da Silva, UNIFSM

Graduanda de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria – UNIFSM.

Maria Tatyane do Nascimento Diulino, UNIFSM

Graduanda de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria - UNIFSM.

Milena Andrade Maciel, UNIFSM

Graduanda de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria - UNIFSM.

Ewerton Douglas Soares de Albuquerque, UNIFSM

Enfermeiro pelo Centro Universitário Santa Maria, especialista em enfermagem em oncologia. Docente do Centro Universitário Santa Maria).

Maria Raquel Antunes de Casimiro, UNIFSM

Enfermeira pelo Centro Universitário Santa Maria, especialista em Saúde da Família, Docente do Centro Universitário Santa Maria.

Ocilma Barros de Quental, UNIFSM

Enfermeira pelo Centro Universitário Santa Maria, especialista em Saúde da Família, Docente do Centro Universitário Santa Maria.

Downloads

Publicado

2025-11-05

Como Citar

Silva, K. D. V. da, Diulino, M. T. do N., Maciel, M. A., Albuquerque, E. D. S. de, Casimiro, M. R. A. de, & Quental, O. B. de. (2025). ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA SIFILIS GESTACIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1069–1078. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21992