EDUCAÇÃO E BIOSSEGURANÇA: ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Autores

  • Gerson Menezes Velloso São Luis University
  • Regina Célia Aparecida Klinguelfus Mendes do Nascimento Universidad Europea del Atlántico
  • Luciana de Morais Lisboa Must University
  • Giovanna Regina Klinguelfus Mendes do Nascimento Nascimento PUC
  • Mara Januário Queiroz Cabral Centro Universitário Unihorizontes
  • Patrícia Olauria da Silva Sousa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21942

Palavras-chave:

Biossegurança. Educação. Saúde Escolar. Prevenção. Formação Docente.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as estratégias de biossegurança nas escolas como instrumentos de prevenção e promoção da saúde, discutindo a importância do cuidado como princípio educativo. A pesquisa, de natureza qualitativa e caracterizada como bibliográfica, fundamentou-se em estudos publicados entre 2018 e 2025, localizados em bases como SciELO, Google Acadêmico e Periódicos CAPES, com foco em produções em língua portuguesa. A análise seguiu os pressupostos da análise temática de Bardin (2016), possibilitando a identificação de quatro categorias centrais: a interdependência entre educação e saúde; a formação docente e a cultura da prevenção; as condições estruturais das escolas; e as ações pedagógicas voltadas à promoção da saúde. Os resultados evidenciam que a biossegurança ultrapassa o caráter técnico e assume uma dimensão ética e pedagógica, relacionada à construção de ambientes seguros e saudáveis. Conclui-se que a formação continuada de professores, o engajamento da comunidade escolar e o apoio das políticas públicas são fundamentais para consolidar uma cultura de cuidado e corresponsabilidade nas instituições educativas.

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Biografia do Autor

Gerson Menezes Velloso, São Luis University

Doutorando em Ciências da Educação, São Luis University.

Regina Célia Aparecida Klinguelfus Mendes do Nascimento, Universidad Europea del Atlántico

Mestrado em Educação, Universidad Europea del Atlántico.

Luciana de Morais Lisboa, Must University

Mestre em Administração, MUST University.

Giovanna Regina Klinguelfus Mendes do Nascimento Nascimento, PUC

Especialista pós-graduação. PUC PR.

Mara Januário Queiroz Cabral, Centro Universitário Unihorizontes

Mestranda no curso Administração da Unihorizontes,Centro Universitário Unihorizontes.

Patrícia Olauria da Silva Sousa

Licenciatura em pedagogia Tucuman-PA.

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Publicado

2025-11-06

Como Citar

Velloso, G. M., Nascimento, R. C. A. K. M. do, Lisboa, L. de M., Nascimento, G. R. K. M. do N., Cabral, M. J. Q., & Sousa, P. O. da S. (2025). EDUCAÇÃO E BIOSSEGURANÇA: ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO AMBIENTE EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1551–1565. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21942