DESAFIOS E PARADOXO DO ENVELHESer NA CONTEMPORANEIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Lyndyanne de Cassia Soares Marques Araujo Instituto Superior Miguel Torga
  • Sónia Mafalda Pereira Ribeiro Instituto Superior Miguel Torga

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13308

Palavras-chave:

Envelhecimento. Desafios. Subjetividade.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar, através de uma revisão de literatura, os desafios do envelhecer na contemporaneidade. Adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica de modo a realizar uma reflexão sobre o envelhecimento como um dos principais desafios do século XXI. É amplamente conhecido o aumento da população idosa, fenómeno transversal às diversas sociedades. Este fenómeno necessita de atenção e de pesquisa científica. O envelhecimento populacional transforma-se, assim, num grande desafio social, biológico, político, económico e cultural a ser enfrentado pela sociedade, inserido num contexto heterogéneo, natural, individual e coletivo.

Biografia do Autor

Lyndyanne de Cassia Soares Marques Araujo, Instituto Superior Miguel Torga

Bacharel em Serviço Social pela UNOPAR e especialização em Gestão Pública pela UESC e Mestranda em Serviço Social  no Instituto Superior Miguel Torga. 

Sónia Mafalda Pereira Ribeiro, Instituto Superior Miguel Torga

Doutora em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa. Professora auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga. Membro integrado no CLISSIS (Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social). 

Downloads

Publicado

2024-03-21

Como Citar

Araujo, L. de C. S. M., & Ribeiro, S. M. P. (2024). DESAFIOS E PARADOXO DO ENVELHESer NA CONTEMPORANEIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2086–2096. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13308