A EFICÁCIA DO USO DO HILOTHERM EM CIRURGIAS MAXILOFACIAIS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Tiago de Souza Leão Pereira Magnata Universidade de Pernambuco-UPE
  • Lucas Wagner Viana de Medeiros Universidade de Pernambuco-UPE
  • Bárbara Araújo da Silva Universidade de Pernambuco-UPE
  • Júlia de Souza Simões Universidade de Pernambuco-UPE
  • André Corsino da Fonseca Neto Universidade de Pernambuco-UPE
  • José Rodrigues Laureano Filho Universidade de Pernambuco-UPE
  • Ana Claudia Amorim Gomes Dourado Universidade de Pernambuco-UPE
  • Emanuel Dias de Oliveira e Silva Universidade de Pernambuco-UPE
  • Fábio Andrey da Costa Araújo Universidade de Pernambuco-UPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13232

Palavras-chave:

Hiloterapia. Edema. Dor Pós-Operatória.

Resumo

Introdução: A cirurgia bucomaxilofacial é uma intervenção que pode trazer dor pós-operatória, edema local, hiperemia, hipertermia e pode alterar a função da região. O uso da máscara facial Hilotherm pode reduzir o tempo de recuperação pós procedimento cirúrgico, minimizando estas consequências. Objetivo: Analisar a literatura disponível acerca da eficácia do uso do Hilotherm em cirurgias maxilofaciais. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com objetivo de incorporar um vasto leque de propósitos, tais como definição de conceitos, revisão de teorias e evidências e análise de problemas metodológicos de um tópico particular. Como pergunta norteadora, seguindo a estratégia PICO, População, Intervenção, Comparação e "Resultado”. Dessa forma, a pergunta norteadora utilizada foi "Qual a eficácia da Hiloterapia em cirurgias Maxilofaciais com relação ao edema, dor e satisfação do paciente no pós-operatório?” Resultados: A busca sistemática resultou em 39 estudos, dos quais 24 artigos foram removidos por duplicidade, resultando em 15 estudos. Após a leitura dos títulos e resumos, 15 estudos foram avaliados quanto à elegibilidade, dos quais 4 foram excluídos por resumo e 01 artigo retirado por não atender aos objetivos do estudo. Discussão: A hiloterapia foi associada à redução da dor e edema pós-operatório, além de os pacientes relatarem mais conforto e satisfação, sendo utilizada para o pós-operatório de cirurgia ortognáticas, de terceiro molar e de trauma facial (osso zigomático).  Conclusão: Por mais que sua eficácia clínica tenha tido respaldo pela literatura atual, ainda há divergências com relação à temperatura ideal para utilizar a máscara facial, necessitando assim de um maior aprofundamento acerca de seus parâmetros clínicos.

.

Biografia do Autor

Tiago de Souza Leão Pereira Magnata, Universidade de Pernambuco-UPE

Atividade acadêmica atual:  Acadêmico de odontologia na Universidade de Pernambuco (UPE).

Lucas Wagner Viana de Medeiros, Universidade de Pernambuco-UPE

Atividade acadêmica atual:  Acadêmico de odontologia na Universidade de Pernambuco (UPE).

Bárbara Araújo da Silva, Universidade de Pernambuco-UPE

Atividade acadêmica atual:  Acadêmica de odontologia na Universidade de Pernambuco (UPE).

 

Júlia de Souza Simões, Universidade de Pernambuco-UPE

Atividade acadêmica atual:  Acadêmica de odontologia na Universidade de Pernambuco (UPE).

André Corsino da Fonseca Neto, Universidade de Pernambuco-UPE

Atividade acadêmica atual:  Residente de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE) Universidade de Pernambuco (UPE).

José Rodrigues Laureano Filho, Universidade de Pernambuco-UPE

Atividade acadêmica atual:  Professor Associado da disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE) Universidade de Pernambuco (UPE).

Ana Claudia Amorim Gomes Dourado, Universidade de Pernambuco-UPE

Atividade acadêmica atual:  Professora Associada da disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE) Universidade de Pernambuco (UPE).

Emanuel Dias de Oliveira e Silva, Universidade de Pernambuco-UPE

Atividade acadêmica atual:  Professor Associado da disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE).

Fábio Andrey da Costa Araújo, Universidade de Pernambuco-UPE

Atividade acadêmica atual:  Professor Adjunto da disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE) Universidade de Pernambuco (UPE). 

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Magnata, T. de S. L. P., Medeiros, L. W. V. de, Silva, B. A. da, Simões, J. de S., Fonseca Neto, A. C. da, Laureano Filho, J. R., … Araújo, F. A. da C. (2024). A EFICÁCIA DO USO DO HILOTHERM EM CIRURGIAS MAXILOFACIAIS: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1831–1843. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13232