O USO DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS DO SORRISO EM IDENTIFICAÇÃO HUMANA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Érica Pirajá Santos Freire Faculdade de Ilhéus
  • Thainá Kruschewsky Maciel Faculdade de Ilhéus
  • Lúcio de Assis Xavier UFVJM
  • Maille Ferreira Nunes Rocha Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11888

Palavras-chave:

Identificação humana. Odontologia legal. Identificação por sorriso.

Resumo

Devido todas as limitações encontradas para estabelecer a identidade humana em casos complexos e com a grande popularização das fotografias digitais, especialmente com o uso dos smartphones, a análise do sorriso como método principal ou auxiliar para identificação humana torna- se de grande importância para a rotina pericial. O objetivo deste trabalho é explorar o uso de fotografias do sorriso como um método para identificar indivíduos, bem como descrever as técnicas e métodos para a sua aplicação no contexto forense e, por fim, relatar sua eficácia, precisão e confiabilidade para a identificação de indivíduos, investigação de crimes, identificação de patologias e estimativa de idade.

Biografia do Autor

Érica Pirajá Santos Freire, Faculdade de Ilhéus

Graduanda do curso de odontologia da Faculdade de Ilhéus.

Thainá Kruschewsky Maciel, Faculdade de Ilhéus

Graduanda do curso de odontologia da Faculdade de Ilhéus.

Lúcio de Assis Xavier, UFVJM

Graduação Odontologia- Fac. Fed. Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Especialização- Odontologia Legal- ABO-MG. Especialização- Prótese Dentária- Fac. Fed. Dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Perito Odontolegal do Departamento de Polícia Técnica da Bahia. 

Maille Ferreira Nunes Rocha, Faculdade de Ilhéus

Orientadora do curso de odontologia da Faculdade de Ilhéus. Mestre em Ciências- USP.

 

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Freire, Érica P. S., Maciel, T. K., Xavier, L. de A., & Rocha, M. F. N. (2023). O USO DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS DO SORRISO EM IDENTIFICAÇÃO HUMANA: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3650–3661. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11888