EDUCAÇÃO FÍSICA E BNCC: UM OLHAR SOBRE A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Marcos Antonio Campelo Lopes USJT
  • Juliana Vilas Bôas Carpi USJT
  • Alexandre Rocha Augusto USJT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.24024

Palabras clave:

BNCC. Cultura Corporal de Movimento. Educação Física Escolar.

Resumen

Este artigo discute as aproximações e os distanciamentos entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a cultura corporal de movimento na Educação Física escolar. A inclusão da cultura corporal no currículo é um avanço, ao considerar o movimento e o corpo como expressões culturais e linguagens fundamentais para a formação integral dos estudantes. No entanto, a padronização curricular imposta pela BNCC limita a autonomia dos professores e dificulta adaptações que consideram especificidades culturais e regionais. A abordagem tecnicista e a influência de uma formação externa para o mercado, segundas tendências neoliberais, restringem o papel emancipador da Educação Física, desviando o foco da inclusão e da diversidade cultural. Além disso, a formação docente é apontada como elemento-chave para lidar com essas demandas, uma vez que professores capacitados possam se adaptar às diretrizes da BNCC e proporcionar uma prática pedagógica inclusiva. Conclui-se que a BNCC deve promover maior flexibilidade curricular, possibilitando a valorização da diversidade cultural e o desenvolvimento crítico dos alunos. A partir das análises realizadas, o estudo contribui para o debate sobre a implementação da BNCC, indicando uma Educação Física que respeite a pluralidade e apresente uma formação mais contextualizada e cidadã.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Antonio Campelo Lopes, USJT

Doutorando e Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT); Especializado em Prevenção e Reabilitação Cardiovascular (Unyleya); Pós-graduado em Docência no Ensino de Educação Física e Educação Física Escolar (UniBF); Graduado em Fisioterapia e Educação Física; Fisioterapeuta efetivo da E-Multi Baldim/MG e Professor da Educação Básica no estado de Minas Gerais.

Juliana Vilas Bôas Carpi, USJT

Mestranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós-graduada em Educação Física Escolar (Faculdade Única de Ipatinga). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Paulista; Graduada em Educação Física (FMU).

Alexandre Rocha Augusto, USJT

Mestrando em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT); Pós-Graduado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (USJT). Pós-graduado em Educação Física Escolar (FMU); Pós-graduado em Gestão e Tutoria de Ensino a Distância (UNIP). Graduado em Letras - Português (Uninove) e Educação Física (Uninove).

Publicado

2026-06-09

Cómo citar

Lopes, M. A. C., Carpi, J. V. B., & Augusto, A. R. (2026). EDUCAÇÃO FÍSICA E BNCC: UM OLHAR SOBRE A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(6), 1–12. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.24024