COMPORTAMENTO DAS INTERNAÇÕES POR QUEDAS E DA TAXA DE LETALIDADE HOSPITALAR EM IDOSOS NA BAHIA – BRASIL

Autores

  • Antônio Luiz Vicente da Silva Filho Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia
  • Saádia Brito Santos Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia
  • Marília Caixeta de Araujo Universidade Federal do Sul da Bahia image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20026

Palavras-chave:

Idoso. Acidentes por quedas. Sistemas de Informações em Saúde.

Resumo

Esse artigo buscou avaliar o comportamento das internações por quedas e da taxa de letalidade hospitalar em idosos na Bahia. Trata-se de estudo descritivo usando dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde de pacientes com 60 anos ou mais que foram internados entre 2011 e 2023. O número de internações e de óbitos e a taxa de letalidade hospitalar foram obtidos por ano e faixa etária. 80.502 internações por quedas foram registradas na Bahia, com aumento de 3.759% na taxa de internações para todas as faixas etárias. A maioria das internações ocorreram em idosos do sexo feminino, de 60 a 69anos, com raça/cor da pele parda, na macrorregião Leste, em instituições públicas, para atendimentos de urgência e para queda de outro nível. Dessas internações, 4.041 resultaram em óbitos, com maior proporção (50,3%) e maior crescimento (2.400%) na faixa etária de 80 anos ou mais. A taxa de letalidade hospitalar reduziu 53% para todas as faixas etárias. O aumento do número de internações por quedas na Bahia acompanha o aumento da população idosa no estado. Apesar da redução da letalidade hospitalar em uma internação por queda, o desfecho óbito aumentou para a população acima de 80 anos.

283 240

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antônio Luiz Vicente da Silva Filho, Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia

    Discente do curso de Fisioterapia. Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UnesulBahia).

  • Saádia Brito Santos, Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia

    Discente do curso de Fisioterapia. Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UnesulBahia).

  • Marília Caixeta de Araujo, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Mestre em Saúde, Ambiente e Biodiversidade pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Docente do curso de Fisioterapia, Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia (UnesulBahia).

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Silva Filho, A. L. V. da, Santos, S. B., & Araujo, M. C. de. (2025). COMPORTAMENTO DAS INTERNAÇÕES POR QUEDAS E DA TAXA DE LETALIDADE HOSPITALAR EM IDOSOS NA BAHIA – BRASIL . Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(6), 4150-4160. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20026

Artigos Semelhantes

1-10 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.