IMPACTOS DOS DETERGENTES NO MEIO AMBIENTE: EVIDÊNCIAS DE UM ESTUDO ECOTOXICOLÓGICO

Autores

  • Leonardo Mendes da Silva Universidade Federal de Lavras -UFLA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8883

Palavras-chave:

Bioensaios vegetais. Ecotoxicologia. Eisenia fetida. Modelos Vegetais. Poluição hídrica.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a toxicidade aguda de um detergente comercial utilizando o organismo modelo Eisenia fetida, bem como seus efeitos sobre a germinação e desenvolvimento de plântulas de alface (Lactuca sativa L.) e milho (Zea mays L.). Foram avaliadas quatro concentrações do detergente (1, 2, 4, 8 g/L-1) seguindo os protocolos da OECD 207, OECD 208 e ISO 18763:2016. Os resultados mostraram que o detergente apresenta toxicidade aguda para Eisenia fetida, com mortalidade significativa em concentrações de 4 e 8 g/L-1. Também foram observados outros efeitos como clitelo inflamado e expulsão de fluido celômico e sanguinolento. Na avaliação do efeito do detergente sobre a germinação de sementes de Lactuca sativa e Zea mays, foi notada uma redução significativa na porcentagem de germinação e no índice de velocidade de germinação em concentrações de 1 a 8 g/L-1, sendo que a concentração mais alta resultou em uma drástica redução na germinação do modelo vegetal Zea mays. Em ambos os casos, observou-se uma relação dose-dependente, ou seja, quanto maior a concentração do detergente, maior o efeito tóxico sobre os organismos avaliados. Com relação ao desenvolvimento inicial das plântulas de Lactuca sativa, observou-se uma redução significativa no comprimento das raízes e da parte aérea em todas as concentrações avaliadas. Já para o modelo vegetal Zea mays, a redução desses parâmetros foi constatada a partir da concentração de 2 g/L-1. Esses achados destacam a importância da avaliação cuidadosa dos impactos ambientais de produtos químicos, incluindo detergentes comerciais, para minimizar os riscos potenciais para a saúde humana e a biodiversidade.

Biografia do Autor

Leonardo Mendes da Silva, Universidade Federal de Lavras -UFLA

Mestrando em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Pós-Graduando em Ecologia e Biodiversidade pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação (FAMART).  

 

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Silva, L. M. da . (2023). IMPACTOS DOS DETERGENTES NO MEIO AMBIENTE: EVIDÊNCIAS DE UM ESTUDO ECOTOXICOLÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 1429–1441. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8883