O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Dagmar Modesto Batista Barros Sant’ana UNOPAR
  • Ericka Gomes Rodrigues Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Jociane Modesto de Azevedo Faculdade Afirmativo
  • Lucia Aparecida da Silva Infantil pela Faculdade- FAEL
  • Márcia Benedita da Silva Brito Faculdade Luso Capixaba
  • Meire Lucia da Silva Souza Faculdades Integradas de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6436

Palavras-chave:

Brincadeira. Educação Infantil. Criança.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o papel do brincar como direito fundamental na educação infantil. As motivações que levaram ao interesse pelo tema buscaram analisar o brincar como atividade primária na infância e o papel da pré-escola na promoção do brincar. Nesse sentido, colocou-se a questão de pesquisa: Como o brincar facilita o processo de humanização em idade pré-escolar? Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo revisão sistemática baseado em trabalhos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, em diálogo com Costa (2017); Couto (2013); Graciliano (2014); Leontiev (2010); entre outros, o artigo tenta compreender o desenvolvimento infantil a partir de teorias históricas e culturais. Com base em argumentos da teoria histórico-cultural, reafirmamos a importância fundamental da educação para o desenvolvimento infantil. Assim, este trabalho destaca o papel do brincar e suas possibilidades na infância.

Biografia do Autor

Dagmar Modesto Batista Barros Sant’ana, UNOPAR

Graduação em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá - UNIC, Especialista em Educação Infantil pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Ericka Gomes Rodrigues, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduação em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologias, Graduação em Secretário Executivo Bilíngue pelo UNIVAG - Centro Universitário, Especialista em Educação Infantil pelo IESMIG – Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Jociane Modesto de Azevedo, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Lucia Aparecida da Silva, Infantil pela Faculdade- FAEL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera, Graduada em Letras pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade FAEL.

Márcia Benedita da Silva Brito, Faculdade Luso Capixaba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista me Educação Infantil com Ênfase na Educação Especial pela C

Meire Lucia da Silva Souza, Faculdades Integradas de Cuiabá

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Letramento pelas Faculdades Integradas de Cuiabá.

Downloads

Publicado

04/08/2022

Como Citar

Sant’ana, D. M. B. B. ., Rodrigues, E. G. ., Azevedo, J. M. de ., Silva, L. A. da ., Brito, M. B. da S. ., & Souza, M. L. da S. . (2022). O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1360–1373. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6436

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)