FÁRMACOS PARA O TRATAMENTO DO ALCOOLISMO

Autores

  • Samuel Mororó Pereira Santos Universidade Iguaçu 
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4614

Palavras-chave:

Alcoolismo. Farmacoterapia. Tratamento.

Resumo

Em 1987, o Ministério da Saúde considerou o álcool, uma das substâncias psicoativas mais consumidas no mundo há vários séculos, como uma das drogas que mais causa dependência devido ao consumo abusivo, destacando o diagnóstico do alcoolismo. De alta hidrossolubilidade e rápida absorção, o álcool pode alcançar níveis plasmáticos em curto tempo, e proporcionar desde uma intoxicação aguda à dependência alcoólica. Nesse contexto, a farmacoterapia interfere com o intuito de contribuir com a prevenção e o tratamento do alcoolismo, amenizando os possíveis sintomas da síndrome de abstinência alcoólica e possibilitando o acesso às medicações de maneira segura e eficaz. Sendo assim, esta pesquisa trata-se de uma revisão literária que teve como objetivos estudar o alcoolismo e sua farmacoterapia, apresentando os principais fármacos utilizados e destacando a importância do profissional farmacêutico na equipe multidisciplinar para tratamento do alcoolismo.

Biografia do Autor

Samuel Mororó Pereira Santos, Universidade Iguaçu 

Graduação em farmácia na Universidade Iguaçu .

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Mestre em ciências do meio ambiente na Universidade Veiga de Almeida. Graduação em enfermagem na Universidade Nova Iguaçu. Docente da Universidade Iguaçu do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Santos, S. M. P. ., & Andrade, L. G. de . (2022). FÁRMACOS PARA O TRATAMENTO DO ALCOOLISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 558–567. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4614