USO DO METILFENIDATO PARA O MELHORAMENTO ACADÊMICO

Autores

  • Francisco Wamilson Lima Alves Universidade Iguaçu
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4607

Palavras-chave:

Universidade. Metilfenidato. Inteligência. Estudantes. Desempenho.

Resumo

O metilfenidato é aprovado para uso no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Narcolepsia, no entanto, tem-se muito utilizado com fins não terapêuticos. Nesse contexto, o objetivo do artigo é apresentar a  investigação sobre o uso de Ritalina (metilfenidato) por estudantes universitários para aprimoração do desempenho cognitivo no ambiente acadêmico e também reunir  dados sobre as motivações, expectativas, efeitos e prejuízos do uso não prescrito de metilfenidato por universitários, por meio de  uma revisão de literatura com abordagem exploratória e descritiva, na qual foram realizadas pesquisas em bancos de dados digitais como: SCieLo  Pubmed, LIlacs e Google acadêmico. Os resultados demonstram que metilfenidato é o psicoestimulantes mais consumido no mundo, com características farmacológicas semelhantes às anfetaminas, portanto com potencial de abuso. Seus usos off-label incluem como tratamento para fadiga em pacientes com câncer, depressão refratária na população geriátrica, apatia na doença de alzheimer e para melhorar o desempenho cognitivo. Diante disso, os estudantes têm utilizado por automedicação, através de indicação de amigos para melhorar a concentração, o estado de alerta e o desempenho acadêmico, ou para fins recreativos, o qual maior percentual de consumo é notado nos alunos de medicina, além disso, padrão de consumo varia conforme a prevalência de consumo o período do curso. Portanto, é essencial estratégias de promoção de educação em saúde para o uso racional do medicamento.

Biografia do Autor

Francisco Wamilson Lima Alves, Universidade Iguaçu

Graduação em Farmácia na Universidade Iguaçu

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu

Mestre em Ciências do Meio Ambiente na Universidade Veiga de Almeida. Graduação em Enfermagem na Universidade Nova Iguaçu. Faz parte do corpo docente da Universidade Iguaçu no Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Alves, F. W. L. ., & Andrade, L. G. de . (2022). USO DO METILFENIDATO PARA O MELHORAMENTO ACADÊMICO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 491–502. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4607