RISCOS E PREVENÇÃO DE PROBLEMAS BUCAIS EM CRIANÇAS PREMATURAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13792Palavras-chave:
Prematuridade. Pré-termo. Saúde buccal. Odontopediatria.Resumo
Objetivo: Avaliar a associação entre prematuridade e alterações orais em crianças, com ênfase na identificação precoce e na prevenção de problemas de saúde bucal nesse grupo de indivíduos. Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que consiste na revisão da literatura relacionada à temática abordada. Para tanto, foram utilizados artigos, monografias e periódicos publicados nos anos de 2018 a 2023, pesquisados nas bases de dados, PubMed, Scielo, Lilacs e na Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO). Para facilitar a localização das informações nas bases, foram utilizados os Descritores em ciências da saúde (DECS): Prematuridade, saúde bucal, odontopediatria e pré-termo. Revisão bibliográfica: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que nasçam cerca de 15 milhões de bebês prematuros por ano. São considerados prematuros os recém-nascidos com idade gestacional inferior a 37 semanas. Os bebês que nascem antes da 29ª semana perdem um importante período de desenvolvimento dos dentes durante o terceiro trimestre gestacional. As implicações da prematuridade no sistema estomatognático são diversas e abrangentes. Uma das observações mais notáveis é a ocorrência de Defeitos de Desenvolvimento do Esmalte (DDE) em crianças prematuras, que podem afetar a qualidade e a resistência do esmalte dental. Conclusão: Com base na análise das complexidades associadas ao nascimento prematuro e suas implicações no sistema estomatognático, é evidente que a prematuridade é um fator predisponente que pode afetar o desenvolvimento dos tecidos e órgãos, incluindo os ossos faciais e a dentição. Essa condição apresenta uma série de desafios, desde a etiologia multifatorial até as consequências para a saúde bucal e craniofacial das crianças prematuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY