ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE ABATEDOURO-FRIGORÍFICO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE INSPEÇÃO E TECNOLOGIA DE CARNES E PRODUTOS DERIVADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Emília Maricato Pedro dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rafaela Assis Machado Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.10512

Palavras-chave:

Educação, Medicina Veterinária, Multidisciplinaridade.

Resumo

No atual cenário globalizado, no qual a tecnologia avança celeremente, o método educacional exige práticas inovadoras e, nesse contexto, insere-se a metodologia ativa, que rompe com o modelo tradicional de ensino, proporcionando a independência do aluno para a construção do seu próprio saber. Assim, este estudo objetivou apresentar um relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas, que consistiu na elaboração de um projeto de abatedouro-frigorífico, no ensino de Medicina Veterinária, e elucidar os impactos causados por essa prática na visão do discente e do docente. A execução do projeto estimula naturalmente a autonomia do aluno no processo de aquisição de conhecimento, bem como a socialização, cooperação e o trabalho em equipe, mas, sobretudo, a aplicação do conteúdo técnico teórico previamente adquirido, avaliando a compreensão do discente e a sedimentação das informações. Aliado a isso, a multidisciplinaridade demanda a ampliação do espaço de ação do aluno, o que, por consequência, estimula a construção coletiva do conhecimento de todos os envolvidos no processo. Diante disso, a aplicação da metodologia ativa no ensino superior demonstra-se como uma alternativa desafiadora para o processo ensino-aprendizagem, entretanto, é capaz de provocar fortes mudanças no processo educacional e, consequentemente, na sociedade.

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Santos, E. M. P. dos, & Machado, R. A. (2023). ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE ABATEDOURO-FRIGORÍFICO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE INSPEÇÃO E TECNOLOGIA DE CARNES E PRODUTOS DERIVADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(1), 261–267. https://doi.org/10.51891/rease.v1i1.10512