BARALHO PEDAGÓGICO COMO FONTE DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

doi.org/10.29327/217514.7.1-30

Autores

  • Iracema Lídia Cabral Abreu Rodrigues Universidade Paulista - UNIP

Palavras-chave:

palavras-chave: Alfabetização. Educação de Jovens e Adultos. Desafios na aprendizagem.

Resumo

O presente artigo vem mostrar as dificuldades no processo de alfabetização e letramento voltada para os alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos, realizamos uma pesquisa para mostrar como é a realidade desse público ao qual não obtiveram oportunidades para concluir no período regular, conforme cita a sistemática educacional do nosso país. Para retratar esses desafios, realizamos uma pesquisa para termos como referencial de algum projeto aplicado, como a sua importância para esses alunos, discutem os resultados de uma pesquisa referente ao processo de ensino e aprendizado dos jovens e adultos em uma escola. Por esta razão, o objetivo geral: identificar os desafios pelas quais os jovens e adultos enfrentam no aprendizado da leitura e escrita, durante o desenvolvimento da sua vida educacional no EJA. A pesquisa foi fundamentada no trabalho de Paulo Freire, considerado um grande referencial do EJA atualmente. Os resultados revelados por esse artigo mostrando que a prática pedagógica de todo corpo escolar, contribui para que esse público consiga desenvolver-se e continuar com sua vida educacional, sendo capazes de obter senso crítico, cidadãos com seus direitos e deveres, mostrar que conseguem ler o mundo, indo muito além das expectativas, podem desenvolver habilidades e competências técnicas para conviver no meio social.

 

Biografia do Autor

Iracema Lídia Cabral Abreu Rodrigues, Universidade Paulista - UNIP

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP- E-mail: Iracema.lidia@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-01-30

Como Citar

Rodrigues, I. L. C. A. . (2021). BARALHO PEDAGÓGICO COMO FONTE DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: doi.org/10.29327/217514.7.1-30. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 12. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/461