A AQUISIÇÃO DE LEITURA EM CRIANÇAS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM DESAFIO AOS PROFESSORES

Autores

  • Maria de Nazaré Madureira de Souza Universidade Internacional Três Fronteiras/PARAGU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.621

Palavras-chave:

Leitura. Desafio. Estudante. Professor.

Resumo

O processo de aquisição da aprendizagem da leitura é base crucial para qualquer ação educativa. Ler, compreender, interpretar, decifrar o que leu são elementos primordiais para a ampliação do senso crítico, formação de uma cidadania plena, permitindo assim, a continuação dos estudos inclusão e atuação do indivíduo na sociedade. Ressalta-se, que as crianças ao iniciarem o processo de alfabetização estão impregnadas de uma gama de conhecimentos, que quando usados com eficiência são grandes aliados no processo de ensino e aprendizado da leitura. Afinal, aprender com o que já se conhece, a aprendizagem torna-se mais fácil e eficaz. Sabe-se que os problemas relacionados à leitura no primeiro ciclo do Ensino Fundamental não serão solucionados em curto prazo, pois, faz-se necessário a intervenção e cooperação dos vários sujeitos que estão engajados direta ou indiretamente no processo de ensino. Daí a necessidade de um novo redimensionamento no processo educativo. Buscar novas formas, novos modelos de aplicar a leitura, modernizando metodologias de acordo com a realidade e contemporaneidade da criança proporcionando-lhe um ambiente atrativo, encantador, envolvente que lhe permita querer aprender ler e que ela possa adquirir o gosto e hábito pela leitura.

Biografia do Autor

Maria de Nazaré Madureira de Souza, Universidade Internacional Três Fronteiras/PARAGU

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia-Orientação Educacional- UNIFAP, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional-IBEPEX/FACINTER e mestre em Ciência da Educação pela Universidade Internacional Três Fronteiras/PARAGU. Desenvolveu vários projetos educacionais os mais importantes foram: Combate ao Tabagismo, O lugar do lixo é na Lixeira, Ética e Cidadania, implantou o programa TV Escola na Escola Estadual Vidal de Negreiros no Município de Amapá em 1997. No Colégio Amapaense também implantou o Programa TV Escola em 1998 onde foi coordenadora por vários anos. Atualmente está exercendo suas atividades profissionais na Secretaria da referida Escola, adicionalmente, tem publicado artigo sobre a Importância da Leitura e escrita na vida do Cidadão. E-mail: nazamadu@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Souza, M. de N. M. de . (2021). A AQUISIÇÃO DE LEITURA EM CRIANÇAS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM DESAFIO AOS PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 18. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.621