GESTÃO ESCOLAR: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Autores

  • Francisco de Assis Amorim de Araújo Unidade Regional de Educação de Zé Doca – MA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.620

Palavras-chave:

Educação. Gestão Escolar. Planejamento. Currículo.

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica, que analisa os principais fundamentos da gestão escolar quanto articulação das práticas pedagógica, com foco no resultado da aprendizagem dos estudantes. Aborda o papel da equipe gestora da escola como essencial ente articulador do processo de ensino para que os estudantes possam galgar aprendizagem significativa no processo de escolarização. Diante disto, enfatiza os princípios educacionais pertinentes às necessidades educacionais vigentes, indispensáveis à formação acadêmica das pessoas no contexto do Século XXI. Ressalta a importância do Planejamento Educacional para que o Projeto Político Pedagógico espelhe a percepção do modelo pedagógico da escola, o processo de avaliação e sua relevância para a promoção de estratégias de melhoria do ensino-aprendizagem. Aponta que a gestão dos resultados educacionais visa à qualidade da educação oferecida pela escola, contribuindo para a elaboração de estratégias mitigadoras das problemáticas de dificultam a significativa aprendizagem dos educandos. Desse modo, conclui que a gestão dos indicadores de resultado na escola é um desafio inerente à dialética dos fazeres da gestão escolar, de modo que a aprendizagem seja emancipadora.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Amorim de Araújo, Unidade Regional de Educação de Zé Doca – MA

Licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Especialista em Coordenação Pedagógica e Metodologia do Ensino de Filosofia. Mestre em Educação. Doutorando em Ciência da Educação. Atua como professor na rede pública de ensino da educação básica do Estado do Maranhão e em instituições privadas de ensino superior.Técnico pedagógico na Unidade Regional de Educação de Zé Doca – MA (URE/SEDUC). E-mail: araujoassis172@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Araújo, F. de A. A. de . (2021). GESTÃO ESCOLAR: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 16. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.620