MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: HIERARQUIA E DISCIPLINA

Autores

  • Alessandro Pires Maciel Guirra Faculdade de Teologia e Ciências – FATEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.605

Palavras-chave:

Hierarquia e Disciplina. Educação. Colégio Militar.

Resumo

O presente trabalho se pauta na análise e exposição de argumentos contrários e favoráveis ao modelo escolar de educação militar e cívico-militar nas escolas públicas brasileiras, demonstrando as interpretações legais existentes nas divergências para desenvolvimento e implementação desse modelo de ensino, evidenciando os artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com as disposições na Constituição Federal da República Federativa do Brasil, bem como seus princípios. Visando desmistificar o conteúdo, demonstram-se as bases da hierarquia e disciplina, bem como as dificuldades enfrentadas no ambiente escolar, as fundamentações para a existência ou não do modelo escolar militarizado, e pôr fim, a conclusão de que estamos longe de alcançar um modelo ideal de educação, devendo existir uma pluralidade de modelos a serem ofertados conforme anseios sociais. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de caráter Exploratório para jogar luz sobre os pontos conflitantes dos debates acadêmicos e políticos face ao tema.

 

 

Biografia do Autor

Alessandro Pires Maciel Guirra, Faculdade de Teologia e Ciências – FATEC

Mestrando em Educação pela Faculdade de Teologia e Ciências – FATEC. Especialista em Direito Militar pela Faculdade Dom Alberto -Santa Cruz do Sul, RS. Especialista em Docência no Ensino Superior – Instituto Tratos – Brasília, DF. Graduado em Direito pela FINOM – Paracatu, MG. Fez parte dos Quadros de Praça da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), realizando o curso técnico em Segurança Pública (CTSP-2007). Atua na Polícia Militar do Distrito Federal -PMDF desde o ano de 2014, possuindo o Curso de Operações de Choque - IX COC (2015), Curso Tático Operacional - XIICTOP (2016), Curso de Operações Químicas -X COQ (2017). Email: guirra_guirra@yahoo.com.br.

 

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Guirra, A. P. M. . (2021). MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: HIERARQUIA E DISCIPLINA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 11. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.605