A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

Autores

  • Edineia Barros da Silva Campos Instituto Federal do Tocantins - IFTO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.604

Palavras-chave:

Orientador Educacional. Projeto Político Pedagógico. Gestão democrática. Participação. Coletividade.

Resumo

O presente estudo tem como finalidade refletir sobre o papel do Orientador Educacional no contexto atual com vistas à construção do Projeto Político Pedagógico na escola. Entende-se que o Projeto Político Pedagógico é um documento norteador das ações sócio – pedagógicas desenvolvidas na instituição educacional e que o mesmo deve ser o resultado de um trabalho de reflexão coletiva. Ressalta-se que este trabalho não tem a pretensão de trazer orientações quanto à elaboração do Projeto Político Pedagógico, visto que há um vasto número de documentos que normatizam tal prática, mas tecer algumas considerações sobre o mesmo, na perspectiva do Orientador Educacional, no que se refere a elaboração do Projeto Político Pedagógico nas escolas públicas. Essa pesquisa buscou fazer uma revisão bibliográfica, pretende-se por meio desta, trazer um breve resgate histórico da Orientação Educacional e a atuação desse profissional da educação na atualidade, bem como o seu papel na construção do Projeto Político Pedagógico, tendo em vista que o Orientador Educacional tem a função de articulador junto à comunidade escolar, colaborando para que ocorra a participação de todos os envolvidos no processo educativo na construção coletiva e democrática do projeto da escola.  

Biografia do Autor

Edineia Barros da Silva Campos, Instituto Federal do Tocantins - IFTO

Graduada em Pedagogia pela Unirg - Universidade de Gurupi e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico - Orientação Educacional pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Atualmente é servidora no Instituto Federal do Tocantins - IFTO, atuando como Pedagoga no Serviço de Orientação Educacional. 

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Campos, E. B. da S. . (2021). A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 13. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.604