TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Eliane da Silva Atenas College University
  • Adriano José de Oliveira Atenas College University
  • Silvania Antônia dos Santos Marques Pereira Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Coutinho Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.599

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais. Inclusão Digital. Prática e Prática docente.

Resumo

Tecnologia é um termo muito utilizado ultimamente em todas as áreas do conhecimento, e principalmente na educação. Conceituada como um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam à resolução de problemas e, além disso, é uma aplicação prática do conhecimento em diversas áreas de pesquisas humanas. Para isso, o trabalho tem como objetivo investigar a importância das tecnologias educacionais e a utilização desses recursos na implementação da prática docente em sala de aula. Diante da investigação, suscitou-se um problema sobre qual a utilização das tecnologias para a prática pedagógica do professor numa perspectiva de inclusão digital. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica. Detroz et al. (2015) define esse tipo de pesquisa como uma busca por referências teóricas, trabalhos relacionados ao tema e até mesmo ao estado da arte […]. Desse modo o texto apresenta algumas definições sobre tecnologias, dos conceitos mais tradicionais até os mais atuais. Traz uma breve discussão sobre os desafios encontrados pelos professores ao utilizar essas novas ferramentas na sala de aula. Busca também uma reflexão sobre a relevância das novas ferramentas para o desenvolvimento da prática docente para a inclusão de uma sociedade digital.

Biografia do Autor

Eliane da Silva, Atenas College University

Mestranda em Ciências da Educação (ATENAS)-especialista em psicopedagogia- FATEC-RECIFE-PE e educação especial em deficiência intelectual- FCE-EAD/SP, graduada em pedagogia- FAESC-ESCADA-PE e professora da rede pública de Recife PE. E-mail: elianeprof2017@gmail.com.

Adriano José de Oliveira, Atenas College University

Mestrando em Ciências da Educação (Atenas), especialista em História do Brasil contemporâneo e Pesquisa Avançada (FUNESO-ALPHA-PE), graduado em História do Brasil- FUNESO- OLINDA PE e professor da rede pública de ensino na cidade de Paulista, Abreu e Lima- Pernambuco. E-mail: Adriano_oliveira71@yahoo.com.

Silvania Antônia dos Santos Marques Pereira, Atenas College University

Mestranda em Ciências da Educação – ATENAS, especialista em Educação Especial e Coordenação Pedagógica- FACIMOD-EAD e Pesquisa Avançada- ALPHA RECIFE- PE. graduada em pedagogia- UFRPE e professora da rede pública municipal do Recife- PE anos iniciais do Ensino Fundamental

E-mail: silvaniamarques66@hotmail.com.

Diógenes José Gusmão Coutinho Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. E-mail: gusmao.diogenes@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Silva, E. da, Oliveira, A. J. de ., Pereira, S. A. dos S. M. ., & Coutinho, D. J. G. C. . (2021). TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL PARA A PRÁTICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 12. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.599