DESENVOLVIMENTO DO BEM VIVER JUNTO AOS POVOS TRADICIONAIS

Autores

  • Roberto Gilonna Júnior UNIP/Ramos - Manaus
  • José Eurico Ramos de Souza Universidade Federal do Amazonas- UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.596

Palavras-chave:

em Viver. Cultura. Desenvolvimento. Etnia. Tradicionais.

Resumo

Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas, objetivou-se analisar os indicadores de Bem-Estar Humano sob a perspectiva do Bem Viver dos povos tradicionais. Para tanto, a pesquisa foi de caráter qualitativo exploratório, com a utilização do método de revisão bibliográfica dispondo de artigos científicos, livros e e-books que nos possibilitam subsídios para a relação entre desenvolvimento e bem viver. Faz uma leitura das alternativas e qual horizonte se evidencia. Uma amostra disso está nos Indicadores de Bem Viver para os Povos Tradicionais, apoiados nos sobrenomes dados ao desenvolvimento e índices, interligando-se às necessidades axiológicas com as necessidades existenciais. Os resultados apontam preocupações compartilhadas pela justiça social e pela igualdade social quando do cruzamento das necessidades axiológicas e existenciais, para a construção do pensamento em relação ao Bem Viver dos povos tradicionais. Esse trabalho sugere reflexões sobre as leis naturais e leis físico-humanas que sofrem alterações numa tentativa de trazer uma relação de bem viver mais saudável e amigável aos povos tradicionais.

Biografia do Autor

Roberto Gilonna Júnior, UNIP/Ramos - Manaus

Graduado em Tecnologia Gestão Pública pela UEA; Especialista em Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas - IFAM; Especialista em Docência do Ensino Superior; Especialista em Educação à Distância - UNIP; Mestrando em Ciências da Educação; Experiência como Professor Tutor; Professor/Consultor nível II - UNIP; Experiência em criação e treinamentos para Gestão de Associações e Cooperativas; Pesquisador em Acessibilidade e Inclusão no Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Cidadania - IFAM; Pesquisador em Políticas Públicas atuando no tema sobre Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Povos Tradicionais, Ribeirinhos, Quilombolas em Empregabilidade, Trabalho, Cooperativismo, Associativismo; Atuou como professor nas disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico (MTC), Gestão em Saúde com Ênfase em Saúde Pública em Pós-graduação na CELCON- Consultoria em Educação e Treinamentos; atualmente é Professor Universitário - UNIP/Ramos - Manaus nas disciplinas de História da Educação, Educação de Jovens e Adultos (Fundamentos e Metodologias), Ciências Sociais, Economia e Mercado, História do Pensamento Filosófico, Recursos Materiais e Patrimoniais. E-mail: robertogilonna4@gmail.com.

José Eurico Ramos de Souza, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2018), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2011), Pós-graduação lato sensu em Estatística e Matemática pela Universidade Federal de Lavras (2001), graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (1992). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste. Tendo exercido vários cargos de direção como: diretor do departamento de ensino e diretor-geral substituto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e ensino de Matemática e Estatística Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e Políticas de Desenvolvimento do Campo, políticas públicas para educação profissional, educação profissional, gestão escolar, currículo e avaliação, metodologia do ensino da matemática. E-mail: eurico.souza@ifam.edu.br.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Gilonna Júnior, R. ., & Souza, J. E. R. de . (2021). DESENVOLVIMENTO DO BEM VIVER JUNTO AOS POVOS TRADICIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 13. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.596