TERRITORIALIDADE: A ZONA FRANCA DE MANAUS E SEU IMPACTO SOCIOECONÔMICO NO ESTADO DO AMAZONAS

Autores

  • Carlos Emílio Bessa de Brito Universidade Federal de Roraima- UFRR

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.595

Palavras-chave:

Amazônia. Territorialidade. Desenvolvimento. Sociedade.

Resumo

O presente artigo trata da Zona Franca de Manaus (ZFM), cujo objetivo é a análise do impacto socioeconômico no estado do Amazonas, especialmente a dicotomia entre o desenvolvimento industrial e o social na cidade de Manaus. Trazendo para a discussão os conceitos de territorialidade, mobilidade, redes e fluxos. Uma vez que, a política de subsídios implantada na região influenciou diretamente a mobilidade de diversas pessoas, que comporiam a força de trabalho do Polo Industrial de Manaus (PIM). A pesquisa foi embasada em diversos autores que versam sobre o tema, de modo a construir um referencial teórico que possa discutir a ZFM, no contexto da territorialidade, da industrialização na Amazônia e por fim, de que modo a ideia do desenvolvimento industrial impacta no social, neste caso, usando como base os indicadores de renda, IDH e IDHM da cidade de Manaus. O intuito desse trabalho é compartilhar mais um olhar acerca desse modelo de desenvolvimento associado a conceitos que permeiam não só a geografia, mas à sociedade geralmente.

 

Biografia do Autor

Carlos Emílio Bessa de Brito, Universidade Federal de Roraima- UFRR

Graduado em Direito pela Faculdade Cathedral e mestrado em Sociedade e Fronteiras pelo Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). E-mail: c.emiliobrito@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Brito, C. E. B. de . (2021). TERRITORIALIDADE: A ZONA FRANCA DE MANAUS E SEU IMPACTO SOCIOECONÔMICO NO ESTADO DO AMAZONAS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 12. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.595