IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELA TRANSNORDESTINA NO MUNICÍPIO DE BREJO SANTO-CE

Autores

  • Ronnielle Cabral Rolim Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Anna Christina Farias de Carvalho Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.594

Palavras-chave:

Ferrovia. Qualidade Ambiental. Qualidade de Vida.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma análise preliminar acerca de alguns impactos socioambientais que prejudicam a qualidade de vida e a qualidade ambiental das populações residentes nos Bairros Renê Lucena I e II, Alto da Bela Vista e do Sítio Lagoa do Mato I. Estas três comunidades estão diretamente relacionadas com a implantação da Ferrovia Transnordestina e as respectivas alterações observadas no meio social e ecológico, além de obter dados a respeito dos fatores econômico, cultural, segurança pública e aspectos técnicos da obra. É apresentada uma discussão conceitual em relação ao direito a um ambiente equilibrado e saudável, delineando propostas que atenuem os impactos após o processo de Licença de Instalação e de Operação da mesma.

Biografia do Autor

Ronnielle Cabral Rolim, Universidade Regional do Cariri – URCA

Licenciado em Ciências pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Especialista em EaD e Novas Tecnologias pela FAEL e especialista em Educação Ambiental pela Universidade Regional do Cariri – URCA.  Mestrando pela FACEM e formador de Ciências na Rede Municipal de Caucaia-CE. E-mail: tio_ronni@hotmail.com.

Anna Christina Farias de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Socais da Universidade Regional do Cariri – URCA. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. E-mail: anna_crica@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Rolim, R. C. ., & Carvalho, A. C. F. de . (2021). IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELA TRANSNORDESTINA NO MUNICÍPIO DE BREJO SANTO-CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 10. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.594