PROPOSTA DE PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS PARA UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Artur Alves Farias Júnior Universidade Candido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.593

Palavras-chave:

Segurança do trabalho. Consultoria. PPRA. NR 9.

Resumo

Povoadas de detalhes e exceções, as leis trabalhistas brasileiras podem até não ser consideradas das mais simples para um entendimento rápido, mas é certo que, apesar disso, alguns termos já fazem parte do dia a dia de empregadores e empregados nas empresas e entre esses está o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). O presente artigo tem por objetivo demonstrar de forma prática a aplicação de um PPRA numa empresa de pequeno porte, prestadora de serviços na construção civil, situada no município de Aracaju-Sergipe. Este trabalho, baseado nos parâmetros mínimos e diretrizes gerais estabelecidos pela Norma Regulamentadora NR-9, é resultado de uma consultoria de segurança do trabalho e meio ambiente numa empresa que, em 2018, passava a atuar em prédio próprio e buscava estabelecer medidas para redução, controle ou eliminação desses riscos em prol da preservação da integridade física dos seus colaboradores, bem como adequação à legislação e normativas.

 

Biografia do Autor

Artur Alves Farias Júnior, Universidade Candido Mendes

Especialista em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental (UCAM). Técnico de Segurança do Trabalho (MTE 44677/SE); contato: arturfarias.aju@hotmail.com.

 

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Farias Júnior, A. A. . (2021). PROPOSTA DE PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS PARA UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 10. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.593