AVALIAÇÃO DA TERAPIA NUTRICIONAL EM UTI CIRÚRGICA NEONATAL DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE SALVADOR — BAHIA

Autores

  • Rogério dos Santos e Santos Faculdade São Salvador
  • Aline Ramalho Lima Universidade Federal da Bahia- UFBA
  • Luama Araújo dos Santos Universidade do Estado da Bahia- UNEB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.592

Palavras-chave:

Terapia nutricional. Evolução clínica. Estado nutricional. Dietoterapia. Leite materno.

Resumo

Introdução: A terapia nutricional (TN) é um conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente. A TN tem como objetivos prevenir e tratar a desnutrição, preparar o paciente para o procedimento cirúrgico, além de melhorar a resposta imunológica. Objetivo: Analisar a efetividade da terapia nutricional e o ganho ponderal dos recém-nascidos internados numa unidade de terapia intensiva (UTI) cirúrgica neonatal de um hospital pediátrico de Salvador-BA. Material e Métodos: Estudo longitudinal, quantitativo, observacional e prospectivo, com a utilização de dados dos prontuários de neonatos de ambos os sexos internados na UTI cirúrgica, de um hospital pediátrico da cidade de Salvador-BA, no período entre fevereiro a junho de 2018. Foram utilizados protocolos padrão do hospital e da literatura para definir a adequação da dieta e ganho de peso. Resultados: A amostra foi composta por 59 pacientes com média de idade de 35,75 ± 37 dias, sendo a maior parte do sexo masculino (72,9%). A adequação entre o prescrito e infundido foi de 96,4% que atingiram pelo menos 80% do volume infundido, 89% dos pacientes atingiram 100% do prescrito. Apenas 3,6% atingiram um percentual menor que 80%.  Os pacientes em uso de leite materno obtiveram um ganho ponderal médio de 173g, representando o maior entre os pacientes estudados. Conclusão: Os neonatos participantes do estudo apresentaram um percentual adequado de infusão de dieta, sendo importante destacar a importância do leite materno para a recuperação e manutenção do estado nutricional.

Biografia do Autor

Rogério dos Santos e Santos, Faculdade São Salvador

Nutricionista, graduado pela Faculdade São Salvador, residente em saúde da criança e do adolescente pela liga Álvaro Bahia contra a mortalidade infantil. E-mail: rogeriomirror19@gmail.com.

Aline Ramalho Lima, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Nutricionista pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho, especialista em Nutrição materno infantil pelo IPGS, especialista em segurança do paciente pela FIOCRUZ. E-mail: alinerlima@hotmail.com.

Luama Araújo dos Santos, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Nutricionista pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia (PPgPIOS/UFBA), com ênfase em Imunologia e Genética, Doutoranda em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia (PPgPIOS/UFBA), com ênfase em Microbiota Intestinal e Especialista em Nutrição Clínica na Obesidade e Estética pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Especialista em Nutrição e Fitoterapia pela UNYLEYA. Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis). E-mail: luamaaraujos@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Santos, R. dos S. e ., Lima, A. R. ., & Santos, L. A. dos . (2021). AVALIAÇÃO DA TERAPIA NUTRICIONAL EM UTI CIRÚRGICA NEONATAL DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE SALVADOR — BAHIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 12. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.592