O PAPEL DO (A) PEDAGOGO (A) HOSPITALAR: UM ENSINO HUMANIZANTE NO HOSPITAL OSWALDO CRUZ EM RECIFE – PERNAMBUCO

Autores

  • Amanda Lins Tavares Souza UNIASSELVI- PE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.589

Palavras-chave:

Classe Hospitalar. Brinquedoteca. Pedagogo. Direito a educação. Pedagogia hospitalar.

Resumo

Este artigo faz uma explanação do papel do (a) pedagogo (a) hospitalar, através de uma análise teórica e empírica vivenciada no Hospital Oswaldo Cruz em Recife – PE, por ser o único da região que comporta essa modalidade de ensino. A Pedagogia Hospitalar é uma área de atuação que visa proporcionar atendimento educacional as crianças e adolescentes que, por motivos de doenças se encontram acamadas e precisam de atendimento na classe hospitalar ou individual (nos leitos), de modo a não perderem o ano letivo. Este artigo levanta o seguinte problema de pesquisa: “Qual é o papel e a atuação pedagógica desenvolvida pelo (a) Pedagogo (a) no espaço Hospitalar?” Apresenta como Objetivo Geral: Analisar as práticas pedagógicas adotadas pelo Pedagogo Hospitalar visando a compreensão de sua metodologia, avaliação e didática de ensino tanto nos leitos hospitalares quanto na sala de aula do Hospital Universitário Oswaldo Cruz em Recife – PE de modo a compreender as dificuldades e conquistas adquiridas por este profissional em sua atuação. A metodologia utilizada para realizar este trabalho foi a qualitativa bibliográfica e de campo a qual se utilizou da técnica de observação não participante e de uma entrevista com a pedagoga do referido hospital, seguida de uma análise dos dados qualitativa que evidenciou a importância dessa prática pedagógica e como ela precisa ser expandida para demais hospitais públicos e privados de modo a olhar com amor pedagógico o ato de cuidar das crianças e adolescentes em estado de internação hospitalar.

Biografia do Autor

Amanda Lins Tavares Souza, UNIASSELVI- PE

Graduada em Pedagogia pelo CESA; Aluna pós-graduanda em Neuropsicopedagogia pela UNIASSELVI. E- mail: amandalins2014@yahoo.com.br.

Este artigo resultou de um desejo pessoal quando em 2016 fui diagnosticada com Câncer de Ovário. Durante o tratamento me encontrei com diversas pessoas, mas nada foi tão impactante quanto me posicionar no lugar daquele ser tão frágil pequeno e indefeso que é uma criança. Pensei em como suportavam o diagnóstico, a dor causada pelas sessões de quimioterapia e da ausência de casa. Ao executar a pesquisa meu maior desejo foi de expor a excelência de um trabalho humanizado, incluso e cheio de afeto, procurando entender como acontece à atuação do profissional pedagogo nesse campo hospitalar, assegurando e protegendo os direitos da criança e do adolescente, hospitalizados.

O trabalho foi custeado com recursos próprios.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Souza, A. L. T. (2021). O PAPEL DO (A) PEDAGOGO (A) HOSPITALAR: UM ENSINO HUMANIZANTE NO HOSPITAL OSWALDO CRUZ EM RECIFE – PERNAMBUCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 20. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.589