IMPLICAÇÕES DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS POR AGROTÓXICOS À SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Iraneide Nascimento dos Santos Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Ivana Santos Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- Jequié
  • Layse Kelle Silva Lirio Universidade Federal da Bahia. Campus Salvador
  • Aline Soares da Silva Faculdade de Venda Nova do Imigrante, Guarulhos- SP
  • Gilmara de Sousa Sotero Universidade de Fortaleza – Unifor
  • Guilherme de Andrade Ruela Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.582

Palavras-chave:

Envenenamento. Agroquímicos. Saúde do Trabalhador. Saúde da População Rural.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as principais evidências científicas sobre as intoxicações associadas à exposição aos agrotóxicos na população de trabalhadores brasileiros. Realizou-se uma revisão integrativa de artigos científicos indexados nas bases de dados LILACS, SCIELO, Google Scholar e PubMed, considerando publicações dos últimos cinco anos, utilizando os seguintes descritores: "Agrochemicals" OR "Pesticides" AND "Poisoning" AND "Brazil". O levantamento da literatura foi realizado no mês de dezembro de 2020. De 19.415 artigos encontrados, 11 foram incluídos por preencherem os critérios de inclusão, bem como importados para o programa Mendeley®, na síntese qualitativa. Os artigos mostram que os agentes químicos, bastante utilizados no combate de pragas, podem acarretar efeitos maléficos à saúde humana. Apesar da subnotificação, os envenenamentos por agrotóxicos causam elevada morbimortalidade, além de não estarem restritos ao trabalho rural. Conclui-se que é necessária a oferta de melhores condições de trabalho para os trabalhadores expostos aos riscos de intoxicação, a criação de legislação para tornar mínimos esses riscos e a promoção da educação em saúde, com a finalidade de conscientizar acerca da relevância das medidas preventivas. Novos estudos sobre essa temática são importantes para a caracterização dos casos registrados das intoxicações por agrotóxicos e dos fatores predisponentes para a ocorrência desses agravos, para que sejam propostas medidas preventivas ou corretivas, bem como evidenciar a relevância da notificação.

 

Biografia do Autor

Iraneide Nascimento dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Enfermeira. Mestra em Patologia, Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Instituto Federal de Pernambuco, Ipojuca, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8449-7840.  E-mail: iraneidenascimento@ipojuca.ifpe.edu.br.

Ivana Santos Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- Jequié

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1176-4615.  E-mail: ivanaferraz25@gmail.com.

Layse Kelle Silva Lirio, Universidade Federal da Bahia. Campus Salvador

Enfermeira. Especialista em administração hospitalar e sistemas de serviços, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7693-1846 E-mail: laysekelle15@hotmail.com. 

Aline Soares da Silva, Faculdade de Venda Nova do Imigrante, Guarulhos- SP

Enfermeira. Especializanda em Educação Permanente em Enfermagem e Docência em Ciências da Vida, Faculdade de Venda Nova do Imigrante, Guarulhos, São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7256-9971 E-mail: aline.soares.81@outlook.com.

Gilmara de Sousa Sotero, Universidade de Fortaleza – Unifor

Enfermeira. Universidade de Fortaleza – Unifor, Fortaleza, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3339-2648 E-mail: gilmarasotero215@gmail.com.

Guilherme de Andrade Ruela, Universidade Federal de Minas Gerais

[1] Enfermeiro. Mestre em Saúde Pública, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6976-8710 E-mail: Guilherme.ruela@ufjf.edu.br.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Santos, I. N. dos, Ferraz, I. S. ., Lirio, L. K. S., Silva, A. S. da ., Sotero, G. de S. ., & Ruela, G. de A. . (2021). IMPLICAÇÕES DAS INTOXICAÇÕES EXÓGENAS POR AGROTÓXICOS À SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 16. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.582