MODELAGEM DAS VARIÁVEIS DO ENSAIO DE DESGASTE DO REVESTIMENTO DE CARBONETO DE CROMO

Autores

  • Manoel Henrique Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Annelise Kopp Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.581

Palavras-chave:

Desgaste. Revestimento. HVOF. Regressão.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar numericamente a taxa média de desgaste do revestimento de carboneto de cromo na matriz NiCr aspergido via HVOF em aço, através da regressão multivariada. A modelagem é realizada através de variáveis importantes de entrada no mecanismo de desgaste, a carga estática, velocidade e distância de deslizamento. Para isso foi feito uma pesquisa em artigos publicados em revistas internacionais para formar um banco de dados sobre esse revestimento, com dados experimentais já realizados. Com isso é modelado uma previsão da taxa média de desgaste do revestimento de acordo com tais variáveis gerando uma equação previsora.  A modelagem se mostrou forte numericamente para prever o quanto o revestimento vai se desgastar. Pode-se verificar que a carga estática é uma variável determinante na previsão da taxa média de desgaste, sendo uma grandeza diretamente proporcional.

Biografia do Autor

Manoel Henrique Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Engenharia na UFRGS, professor na UNIRITTER e servidor federal técnico da UFRGS. E- mail:manoel.henrique@ufrgs.br.

Annelise Kopp Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Engenharia pela UFRGS, professora associada na Escola de Engenharia da UFRGS. E-mail: annelise.alves@ufrgs.br.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Alves, M. H., & Alves, A. K. . (2021). MODELAGEM DAS VARIÁVEIS DO ENSAIO DE DESGASTE DO REVESTIMENTO DE CARBONETO DE CROMO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 11. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.581