EFEITO DO ÓLEO DE CASEARIA SYLVESTRIS NA INFLAMAÇÃO CRÔNICA INDUZIDA POR IMPLANTES SINTÉTICOS EM RATINHOS

Autores

  • Natalia Lopes Viana Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.579

Palavras-chave:

Inflamação crônica. Casearia sylvestris. Reparo de tecidos.

Resumo

A inflamação é um evento natural do corpo em resposta a uma lesão no tecido. Seu objetivo é exterminar o agente nocivo, porém, quando o agente nocivo não é removido, sucede-se à inflamação crônica, que se caracteriza pela persistência do agente nocivo que pode durar dias, meses ou anos. O resultado da inflamação crônica é a formação de um tecido cicatricial fibroso. Neste estudo avaliou-se o efeito do óleo essencial de casearia sylvestris utilizado na medicina tradicional. É rico em sesquiterpeno, que se caracteriza por seu efeito anti-inflamatório. A inflamação foi avaliada pela atividade da mieloperoxidase (MPO) e N-acetil-β-D-glicosaminidase (NAG) e contagem de mastócitos no tecido fibrótico. Para tanto, 61 camundongos machos C57 ∕ B1 ∕ 6 foram subdivididos nos grupos: controle (solução salina), DMSO1%, 10ng, 100ng e 1000ng, de óleo essencial de C. sylvestris. Os camundongos foram submetidos a uma resposta inflamatória crônica, induzida por uma esponja sintética introduzida na camada subcutânea do dorso dos animais, onde cada grupo recebeu seu respectivo tratamento. Os resultados mostraram que a atividade de MPO e NAG, não apresentou diferença significativa entre às três doses avaliadas em relação ao grupo controle. De acordo com os resultados, a inflamação crônica tratada com óleo essencial de C. sylvestris não teve efeito no processo inflamatório.

 

Biografia do Autor

Natalia Lopes Viana, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Natália Lopes Viana, Bióloga (ISEED) e Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFV). Mestra em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas (UFU). Doutora em Biologia Celular e Estrutural (UNICAMP). E-mail: nataliaviana.ufv@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Viana, N. L. (2021). EFEITO DO ÓLEO DE CASEARIA SYLVESTRIS NA INFLAMAÇÃO CRÔNICA INDUZIDA POR IMPLANTES SINTÉTICOS EM RATINHOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 13. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.579