AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENUNCIADAS EM ARTIGOS DE PERIÓDICOS (2015-2019)
doi.org/10.29327/217514.7.1-32
Palavras-chave:
Afetividade. Educação Infantil. Relação professor-aluno.Resumo
Este Trabalho versa sobre a afetividade na relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil enunciados em artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os artigos foram encontrados em buscas no portal de periódicos da CAPES. Eles foram selecionados por meio dos seguintes filtros: palavras-chave: Afetividade and Educação Infantil, no título; data de publicação: nos últimos cinco anos; tipo de material: artigos. As produções foram analisadas à luz da técnica de Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizado na etapa da Educação Infantil. Identificamos convergências para o sentido da afetividade quando direcionada à relação professor-aluno; averiguamos que ao abordarem sobre afetividade no processo de ensino, as produções apresentaram ações que podem contribuir com os laços afetivos.