AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENUNCIADAS EM ARTIGOS DE PERIÓDICOS (2015-2019)

doi.org/10.29327/217514.7.1-32

Autores

  • Maria do Socorro de Araújo Rodrigues Faculdade Ieducare – FIED

Palavras-chave:

Afetividade. Educação Infantil. Relação professor-aluno.

Resumo

Este Trabalho versa sobre a afetividade na relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil enunciados em artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os artigos foram encontrados em buscas no portal de periódicos da CAPES. Eles foram selecionados por meio dos seguintes filtros: palavras-chave: Afetividade and Educação Infantil, no título; data de publicação: nos últimos cinco anos; tipo de material: artigos. As produções foram analisadas à luz da técnica de Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam para a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizado na etapa da Educação Infantil. Identificamos convergências para o sentido da afetividade quando direcionada à relação professor-aluno; averiguamos que ao abordarem sobre afetividade no processo de ensino, as produções apresentaram ações que podem contribuir com os laços afetivos. 

                         

Biografia do Autor

Maria do Socorro de Araújo Rodrigues, Faculdade Ieducare – FIED

Graduada do Curso de Pedagogia pela Faculdade Ieducare – FIED. E-mail: socorrinhaa005@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/01/2021

Como Citar

Rodrigues, M. do S. de A. . (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL ENUNCIADAS EM ARTIGOS DE PERIÓDICOS (2015-2019): doi.org/10.29327/217514.7.1-32. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 19. Recuperado de http://periodicorease.pro.br/rease/article/view/463