ALFABETIZAÇÃO COM RECURSOS ABERTOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA A PARTIR DE MÉTODOS E TECNOLOGIAS INOVADORES APLICADOS A CRIANÇAS COM SURDOCEGUEIRA E TEA: UMA REVISÃO

doi.org/10.29327/217514.7.1-31

Autores

  • Adriana Patrícia da Silva Faculdade ALPHA
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Palavras-chave:

Educação inclusiva, surdocegueira, comunicação alternativa, educação especial na perspectiva inclusiva, TEA.

Resumo

Introdução: Apesar da ampliação e oferta de acesso da pessoa com deficiência no ensino regular os níveis de alfabetização e letramento ainda são pouco satisfatórios, sendo assim, de que maneira podemos potencializar a alfabetização das crianças com deficiência? Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar como acontece o processo de alfabetização com recursos abertos de comunicação alternativa a partir de métodos e tecnologias inovadores aplicados a crianças com surdocegueira e TEA. Materiais e Métodos: Para isso, foi feito um levantamento da literatura em março de 2020, nas bases de dados Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram os seguintes: ‘’Educação Inclusiva” AND ‘’Surdocegueira” AND ‘’Comunicação Alternativa” AND ‘’Educação Especial na Perspectiva Inclusiva” AND ‘’TEA” e ‘’Inclusive Education” AND ‘’Deafblindness” AND ‘’Alternative Communication” AND ‘’Special Education In An Inclusive Perspective” AND ‘’TEA” em ambas as bases de dados. Resultados: Foram selecionados 06 artigos, que tratam da alfabetização das crianças com deficiência, seus modos de comunicação, os recursos utilizados no cotidiano escolar, como ajudar os pais, como mapear esse alunado, bem como os desafios que permeiam a prática do professor. Conclusão: O processo de alfabetização de crianças com surdocegueira e TEA, se dá a partir do uso da comunicação alternativa a qual consiste no uso do Picture Exchange Communication System (PECs) que traduzido é Sistema de Comunicação por Troca de Imagens, bem como de materiais adaptados.

 

Biografia do Autor

Adriana Patrícia da Silva, Faculdade ALPHA

Licencianda em Letras Libras - Uniasselvi, pós-graduanda  em proficiência para tradutor e intérprete de Libras - faculdade Alpha. E- mail: dry.patricia@hotmail.com.

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco-PE, mestre em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento – UFPE e doutoranda pelo PPGBAS LIKA-UFPE. Professional and Self Coach – IBC. Já auxiliou mais de 500 pessoas por meio de assessorias científicas a publicarem seus artigos e serem aprovados em mestrados e doutorados nas áreas de humanas, exatas e saúde de Instituições Federais brasileiras. E-mail: relacionamento@passenomestrado.com.

Downloads

Publicado

30/01/2021

Como Citar

Silva, A. P. da ., & Martins, I. C. . (2021). ALFABETIZAÇÃO COM RECURSOS ABERTOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA A PARTIR DE MÉTODOS E TECNOLOGIAS INOVADORES APLICADOS A CRIANÇAS COM SURDOCEGUEIRA E TEA: UMA REVISÃO: doi.org/10.29327/217514.7.1-31. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 13. Recuperado de http://periodicorease.pro.br/rease/article/view/462