INVESTIGANDO AS IMPLICAÇÕES DOS PROCESSOS INTERATIVOS E AVALIATIVOS, AS APRENDIZAGENS/NÃO-APRENDIZAGENS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE JOVENS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO

doi.org/10.29327/217514.7.1-29

Autores

  • Danielle Alessandra Souza de Holanda Cavalcanti
  • Islane Cristina Martins Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Palavras-chave:

Ensino Superior, Estudante universitário, Avaliação, Desempenho acadêmico, Tecnologia.

Resumo

Introdução: As dificuldades vivenciadas por estudantes universitários no campo das interações, aprendizagens/não-aprendizagens e avaliação durante a graduação, podem interferir seu desempenho acadêmico, dificultando ou favorecendo o aprendizado destes discentes. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender as implicações dos processos interativos e avaliativos, as aprendizagens/não-aprendizagens no desempenho acadêmico de jovens na educação superior. Materiais e Métodos: Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES e Google Scholar em março de 2020. A busca permitiu a identificação de 4 artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: Foi possível observar que 50% dos artigos apontam que a avaliação ainda é temática contraditória, mas com variações, objetivos e instrumentos que podem favorecer discentes.  Da totalidade, 25% apontam que os docentes acreditam na avaliação formativa como processo justo para os estudantes e os outros 25% afirmam que o uso de tecnologia favorece os espaços de aprendizagem e as relações neles estabelecidas. Conclusão: Os artigos apontam que o desempenho acadêmico de estudantes universitários está diretamente relacionado ao bom ou mau exercício das atividades desenvolvidas durante o percurso da vida discente no ensino superior.

Biografia do Autor

Danielle Alessandra Souza de Holanda Cavalcanti

Graduada em psicóloga pela Universidade Federal de Pernambuco-  UFPE. Servidora da Secretaria  Municipal de Educação, Esportes e Cultura da cidade de Escada-PE. E-mail: danisouzahcavalcanti@gmail.com.  

Islane Cristina Martins, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco-PE, mestre em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento – UFPE e doutoranda pelo PPGBAS LIKA-UFPE. Professional and Self Coach – IBC. Já auxiliou mais de 500 pessoas por meio de assessorias científicas a publicarem seus artigos e serem aprovados em mestrados e doutorados nas áreas de humanas, exatas e saúde de Instituições Federais brasileiras. E-mail: relacionamento@passenomestrado.com.

Downloads

Publicado

30/01/2021

Como Citar

Cavalcanti, D. A. S. de H. ., & Martins, I. C. . (2021). INVESTIGANDO AS IMPLICAÇÕES DOS PROCESSOS INTERATIVOS E AVALIATIVOS, AS APRENDIZAGENS/NÃO-APRENDIZAGENS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE JOVENS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO: doi.org/10.29327/217514.7.1-29. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 9. Recuperado de http://periodicorease.pro.br/rease/article/view/460

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)