VISÃO DOCENTE FACE O USO DE TICS E METODOLOGIAS ATIVAS NO CENÁRIO DE PANDEMIA

doi.org/10.29327/217514.7.1-26

Autores

  • Francicleia Gomes Camilo Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, FESAR, Redenção-PA
  • Thamy Saraiva Alves Universidade do Estado do Pará- UEPA
  • Mílvio da Silva Ribeiro Universidade Federal do Pará- UFPA

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Pandemia. Formação continuada. Inovação.

Resumo

O presente artigo analisa a experiência de uso de metodologias ativas aliadas às TICs no ensino superior, aplicados através do ensino remoto em tempos de Pandemia no âmbito do COVID-19 no município de Redenção-PA. A reflexão é feita sobre a experiência docente e discente na utilização de metodologias ativas no ensino remoto e adequação vivenciada no ensino superior presencial em período de Pandemia para a turma de Direito na IES privada em Redenção-PA. Do ponto de vista metodológico, realizou-se levantamento bibliográfico sobre tipos de TICs e metodologias ativas. Construiu-se um plano de aula remota instrumentalizado pela metodologia ativa. Percebeu-se nos educadores a reinvenção e buscas de estímulos a aprendizagem, de modo que a inserção de metodologias ativas é instrumento que desperta a participação, proporciona uma prática construtivista da aprendizagem, gera interesse, comprometimento e humildade nas trocas de saberes.

 

 

Biografia do Autor

Francicleia Gomes Camilo, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, FESAR, Redenção-PA

Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida, FESAR, Redenção-PA, Brasil. E-mail: fgcamilo.dv@gmail.com.

Thamy Saraiva Alves, Universidade do Estado do Pará- UEPA

Universidade do Estado do Pará, (UEPA), Belém-PA, Brasil. E-mail: thamysalves@yahoo.com.br.

Mílvio da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Pará- UFPA

Universidade Federal do Pará (UFPA); Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel (FATEFIG), Tucurui, PA, Brasil. E-mail: milvio.geo@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/01/2021

Como Citar

Camilo, F. G. ., Alves, T. S. ., & Ribeiro, M. da S. . (2021). VISÃO DOCENTE FACE O USO DE TICS E METODOLOGIAS ATIVAS NO CENÁRIO DE PANDEMIA: doi.org/10.29327/217514.7.1-26. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 18. Recuperado de http://periodicorease.pro.br/rease/article/view/456