PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ NO CONTEXTO ESCOLAR

doi.org/10.29327/217514.7.1-25

Autores

  • Tânia Roberta da silva Universidade Federal do Ceará
  • Mônica da Silva Lopes Araújo Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Palavras-chave:

Cultura de paz. Narrativas. Pesquisa-ação.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta no sentido de construir um processo de cultura de paz no contexto da escola pública, a partir do entendimento das narrativas de vida dos alunos. Estudos e Pesquisas já apontam a educação emocional fundamental para resolver questões, que envolvem a afetividade, a autoestima e conflitos internos. A metodologia proposta é a pesquisa-ação de Tripp (2005) que se fundamenta pela investigação-ação partindo da análise e reflexão da realidade. As teorias que tratam da cultura de paz, ressaltam o pensamento de Freire (1997), que prioriza a valorização da experiência de vida; Yus (2002), que traz a visão de uma educação holística, onde o aluno é trabalhado na totalidade; e outros autores corroboram esta proposta ressaltando a cultura de paz como um processo que perpassa o autoconhecimento, o reconhecimento das identidades e a cooperação como princípio dessa construção.

 

Biografia do Autor

Tânia Roberta da silva, Universidade Federal do Ceará

Professora e mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Neuropsicopedagogia, pela Uniter Curitiba; Especialista em Adm. Escolar pela Universidade do Vale do Acaraú; Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará; Professora da Secretaria Estadual da Educação do Ceará e da Secretaria Municipal de Educação (SME). E-mail: taniabetinha@gmail.com.

Mônica da Silva Lopes Araújo, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Especialista em Docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Coordenadora da ETI Prfª Maria José Ferreira Gomes; Professora Pedagoga do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Downloads

Publicado

30/01/2021

Como Citar

silva, T. R. da ., & Araújo, M. da S. L. . (2021). PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ NO CONTEXTO ESCOLAR: doi.org/10.29327/217514.7.1-25. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 12. Recuperado de http://periodicorease.pro.br/rease/article/view/454