AS CONTRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR FRENTE AO PROCESSO INCLUSIVO EM ESCOLA REGULAR DO MUNICIPIO DE SIRINHAÉM - PE: PONTOS E CONTRAPONTOS

Autores

  • Ronalda Adriana dos Santos da Silva Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Atenas College University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v6i8.135

Palavras-chave:

Diversidade. Educação inclusiva. Gestão democrática.

Resumo

A educação inclusiva se assenta na premissa basilar do contexto escolar como um espaço genuinamente diverso na sua composição de atores. O valor capital que cerca o processo inclusivo se consubstancia nos princípios constitucionais da igualdade e diversidade, entendidos como fundamentos perpétuos de uma tessitura social democrática e equânime. Neste contexto exposto, busca-se entender o papel desempenhado pelo gestor escolar na condução do labor pedagógico com vistas à implementação de uma práxis escolar indubitavelmente inclusiva e democrática. Assim, propõe-se como objetivo deste trabalho, investigar o processo inclusivo dos alunos em escolas de ensino fundamental e o aporte do gestor escolar para garantir uma prática pedagógica inclusiva e participativa entre todos os atores envolvidos nos espaços educativos. Para tanto, o método de abordagem utilizado foi um estudo de caso com uso da pesquisa qualitativa a partir da utilização de questionário aberto com perguntas respondidas pela comunidade escolar de uma unidade educacional da rede municipal de ensino do município de Sirinhaém- Pernambuco.

Biografia do Autor

Ronalda Adriana dos Santos da Silva, Atenas College University

Graduação curso de licenciatura plena em pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acaraú, pós- graduação lato sensu em gestão e psicopedagogia institucional – faculdade europeia de administração e marketing, mestranda internacional em ciências da educação, pela faculdade Atenas College University. Email: adriana-santos2011@hotmail.com.br.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Atenas College University

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. Professor do Mestrado em Direito pela ALPHA. E-mail: alphadiogenes@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Adriana dos Santos da Silva, R. ., & José Gusmão Coutinho, D. . (2020). AS CONTRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR FRENTE AO PROCESSO INCLUSIVO EM ESCOLA REGULAR DO MUNICIPIO DE SIRINHAÉM - PE: PONTOS E CONTRAPONTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(8), 90–104. https://doi.org/10.51891/rease.v6i8.135